Inscrição de voluntários para atuar na The Ocean Race inicia nesta segunda

0
176

 

Interessados em contribuir com o evento devem fazer credenciamento on line

Os cinco Imoca já largaram da África do Sul e já navegando em direção a cidade de Itajaí (SC) que se prepara para receber, pela quarta vez consecutiva, mais uma edição da The Ocean Race

. A Regata é considerada o evento esportivo mundial, em barcos a vela, mais longo e difícil do mundo. A previsão é que os velejadores vão atravessar a barra do rio Itajai e atracar píer da Via da Regata que nesta edição ganha um novo nome – Ocean Live Park, única parada da América Latina, no início de abril. As equipes  vão estar nos seus boxes e nas oficina central reparando  seus barcos, localizado  Ocean Live Park na até o dia 23 de merco, partindo para a cidade norte-americana de Newport.

Na última edição, realizada em 2018, 397 voluntários contribuíram com a etapa itajaiense, que recebeu um público estimado em 440 mil visitantes. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), responsável pelo recrutamento e preparação da equipe de voluntários nas últimas edições, inicia a etapa de seleção nesta segunda, 27 de fevereiro.

Os participantes serão recrutados para ocupar funções em diversas áreas: comercial e eventos, marketing, centro de imprensa, operações, administração, sustentabilidade e comissão organizadora.

The Ocean Race 2022-23 – 26 February 2023, Start of Leg 3 in Cape Town. Biotherm

Quais são os requisitos para participar

A Gerente de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, Attela Jechichen Provesi, explica que podem se inscrever acadêmicos da Univali, egressos das mais diversas áreas do conhecimento, voluntários que tenham atuado nas edições anteriores, assim como a comunidade em geral. Segundo a professora, na edição anterior, mais de 800 pessoas demonstraram interesse em atuar como voluntárias na The Ocean Race.

“A inscrição on line continua sendo a primeira etapa do processo. A triagem é feita com base nas informações repassadas pelos candidatos nesta etapa. A seleção leva em conta diversos critérios, tais como as habilidades, conhecimentos e disponibilidade de tempo do candidato para se dedicar ao evento”, comenta a docente.

O domínio de outro idioma, segundo a professora, será fundamental para exercer algumas funções, por isso, habilidade com inglês e espanhol será um diferencial.  Por outro lado, há uma série de oportunidades que não exigem intimidade com a língua estrangeira.

Atividade não é remunerada

O serviço voluntário é respaldado pela Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que classifica a atividade como não remunerada, portanto, sem vínculo empregatício. A legislação prevê que o trabalho possa ser prestado por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza e entidades filantrópicas que tenham objetivos cívicos, culturais educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

“Assim como nas edições anteriores e nas demais etapas realizadas pelo mundo, não há remuneração pelas atividades. Os voluntários receberão camiseta, alimentação e transporte. É importante que os candidatos estejam cientes desta condição e da importância da sua contribuição para a realização da The Ocean Race”, destacou a docente.

Benefícios em ser voluntário

A professora Attela classifica o trabalho voluntário no evento como uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca de experiências. Ela também destaca questões importantes abordadas durante a Regata, tais como a sustentabilidade e a preservação dos mares.

“Os participantes têm a chance de acompanhar a dinâmica da realização de um megaevento internacional. Além dos velejadores, a The Ocean Race também envolve uma equipe de organização, empresas públicas e privadas, e a comunidade. Sem falar na interação com os visitantes e outros voluntários, sendo alguns vindos de outras regiões do Brasil e até do exterior”, destaca.

Os acadêmicos da Univali que participarem do evento como voluntários, receberão uma certificação para validar como atividades complementares. Outro ponto, destacado pela professora, será a oportunidade de envolvimento com as escolas visitantes.

Saiba como participar

O período de inscrição para os voluntários da The Ocean Race ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 13 de março, quando os interessados devem realizar sua inscrição on-line, pelo site da Univali. Os voluntários selecionados pela Universidade participarão de um treinamento, entre os dias 20 e 25 de março, no qual receberão todas as instruções necessárias para a sua atuação no evento.

O edital com todos os detalhes está disponível em univali.br/editais.

Mais informações: Na Gerência de Extensão e Responsabilidade Social – (47) 3341-7746.