Leal valoriza título da Copa Itália e celebra volta por cima após lesão

0
118
Leal foi eleito o MVP da Copa Itália
Leal no pódio

Astro do Piacenza e da Seleção Brasileira, o ponteiro Leal teve papel fundamental na conquista da Copa Itália, no último domingo (26). O atleta agenciado pela Pro Sports ajudou a equipe a vencer o Trentino por 3 sets a 0, em Roma, com parciais de 25-22, 25-17 e 25-23.

O feito teve sabor especial para Leal, eleito o MVP, jogador mais valioso do campeonato. Na decisão, ele anotou 20 pontos, sendo dois aces. O craque do Piacenza teve ainda 67% de aproveitamento no ataque, com 18 pontos acertos em 27 bolas atacadas.

Na véspera (25), Leal já tinha sido importante na semifinal: 3 a 0 no Perugia, que não perdia há mais de 30 jogos. Na ocasião, o atacante anotou 11 pontos. Na véspera das partidas decisivas, ele entrou em quadra com espírito de superação, longe dos seus 100%, devido a uma lesão no tornozelo direito. Mesmo assim, foi decisivo.

“Esta foi uma das conquistas mais difíceis da minha carreira. Tive uma lesão no tornozelo sete dias antes. A equipe sempre teve dificuldade de ter todos os jogadores à disposição. Enfim, sempre com dificuldades extras, além dos fortes adversários. Mas como eu sempre disse, estou feliz em Piacenza. Comecei muito bem a temporada, mas estive fora de algumas partidas entre dezembro e janeiro. Foi um período difícil”, lembra Leal.

O experiente jogador de 34 anos está em sua quinta temporada na Itália, país em que se mostra feliz e adaptado. Antes, o atacante fez história no Sada Cruzeiro e vestiu as cores do Civitanova e do Modena, ambos da Itália. A cereja do bolo veio em projeto ambicioso do Piacenza, que subiu recentemente, mas investe pesado e quer figurar entre os grandes do país.

“Vencer agora a primeira Copa Itália da história do clube é um orgulho. Os meus companheiros também me colocaram para cima em vários momentos, principalmente quando eu estive ausente. Todos nós merecíamos demais este título”, enaltece o cubano.

Próximos projetos e Seleção

Após o título da Copa Itália, o time de Leal quer conquistar o Campeonato Italiano e a Copa CEV, o segundo torneio mais importante entre clubes europeus. O Piacenza aparece em quinto no nacional, dentro da zona de classificação para os playoffs. Além disso, a agremiação do Norte italiano está na semifinal do torneio continental.

Além dos planos no clube, ele pretende recuperar a melhor forma para ajudar a Seleção Brasileira nos compromissos de 2023. No ano passado, Leal ajudou o Brasil e conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial. O cubano naturalizado brasileiro, aliás, foi o eleito o melhor atacante, além de ser maior pontuador da competição, com 125 bolas no chão. Aquele time também teve o ponteiro Lucarelli, que hoje é amigo e companheiro de Leal na Seleção e no Piacenza.