DUPLA ROLF SCHMIDT E JOÃO TAVEIRA VENCE CAMPEONATO SUDESTE BRASILEIRO DE DINGUE

0
957

 

 

Com 34 barcos na raia do Iate Clube Brasileiro, em Niterói, terminou hoje o Campeonato Sudeste Brasileiro de Dingue, com a vitória da dupla Rolf Preben Schmidt/João Taveira, com 10 pontos perdidos. A dupla Fabio Alonso / Vicente Cunha Campos ficou em segundo, com 11 pontos perdidos; e os velejadores Luis André Castro/ Rafael Valladão conquistaram a terceira posição, com 14 pontos perdidos. Todos os vencedores são de Niterói. A prova é preparatória para o campeonato brasileiro, que será disputado nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Clube Naval Charitas, na mesma cidade.

 

De acordo com Wilmar Amorim, coordenador da Classe Dingue no Rio de Janeiro, os que mais se destacaram nas regatas deste domingo têm boas chances de figurar entre os primeiros no campeonato brasileiro, daqui a duas semanas. Mas observou que eles terão de enfrentar um nível técnico mais alto e um número de adversários maior, o que acirrará a disputa. A expectativa da Associação Brasileira da Classe Dingue (ABCD) é de que 80 barcos de diferentes os estados do país participem do campeonato brasileiro.

O Campeonato Sudeste de Dingue conta com a supervisão técnica da ABCD e da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj). E tem apoio institucional da Holos Brasil.

 

Dingue

O Dingue é o primeiro veleiro monotipo (com regras definidas) projetado e construído no Brasil. Foi criado em 1978 pelo carioca Miguel Pomar para ser um veleiro de baixo custo, ideal para passeios de fim de semana em família, mas possível de ser utilizado também em competições. A primeira regata de Dingue aconteceu em 1979, na Baía da Guanabara; e em 1981 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro, também no Rio de Janeiro. Em 1993, deixou de ser produzido e as competições cessaram. Mas, em 1998, voltou a ser fabricado pela Holos Brasil, que tornou-se grande incentivadora da Classe. A nova flotilha conta hoje com mais de mil barcos em diferentes estados brasileiros. Versátil e de fácil manejo, o Dingue também é um barco-escola, ideal para o ensino da vela a crianças, jovens e iniciantes.

Holos Brasil

A Holos Brasil é uma empresa de engenharia em materiais compostos, fundada em 1998 por engenheiros navais. Inicialmente voltada para o mercado náutico, hoje está presente em diversos segmentos da indústria, buscando sempre inovação e excelência. Seu portfólio inclui a fabricação de barcos a vela e a remo, peças em fibra de vidro e fibra de carbono; serviços de usinagem, moldes, modelagem computacional, modelagem física, laminação, projetos e reparos navais.