Ciclista brasileiro que pedalou no L’Étape Brasil disputará o Tour de France na Europa

0
90
Divulgação/Tour de France

Com inscrições concorridas para a prova francesa, atleta amador conseguiu vaga com o benefício da pré-inscrição, proporcionado pelo L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander

O trajeto do Tour de France 2024, que ocorrerá de 29 de junho a 21 de julho, foi oficialmente revelado, no último dia 25 de outubro, em cerimônia realizada no Palais des Congrès, em Paris. A prova, como de costume, contará com a participação de ciclistas brasileiros. Um deles é o carioca Fabiano Tavares, que venceu a forte concorrência por inscrições graças ao benefício da pré-inscrição obtido após participar das provas do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander em 2023.

O ciclista amador de 39 anos, que é empresário e mora no Rio de Janeiro, conta que entrou na modalidade em 2019 e que se apaixonou pela prática, que se tornou um hobby cada vez mais sério.

Fabiano seguiu o caminho clássico de todo esportista amador: o passeio de bike virou treino, a rotina mudou, passou a dormir e acordar cedo e a desenvolver hábitos saudáveis. Até que ele conheceu a versão brasileira do Tour de France, o L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander, e se apaixonou pela prova. Em 2023, participou de todas as edições – em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão – e se tornou um “nouveau fidèle” do evento.

“O L’Étape é simplesmente o melhor evento de ciclismo do Brasil. Participei de todas as edições desde 2021. É muito bom ter esse tipo de evento dentro do calendário, com porte e organização impecáveis. São eventos que elevam o patamar do ciclismo profissional e amador no Brasil!”, afirma Fabiano Tavares.

Apesar de ter iniciado no ciclismo há apenas quatro anos, Fabiano conta que se interessou pelo esporte na época que morou na França, entre 2005 e 2007, e acompanhava de perto a prova do Tour de France. Em 2024, será a vez dele de desfilar pelas estradas da maior prova do mundo.

“Eu já tinha a intenção em participar dessa prova desde o ano passado quando vi alguns atletas que admiro fazendo a prova e também aproveitando para assistir o tour. É uma oportunidade e tanto. Não estava convicto em fazer em 2024, mas um amigo meu francês me provocou e terminei decidindo que era a hora. Agora é treinar para terminar bem. De tabela, inscrevi minha esposa para a gente compartilhar o processo todo.

“O caminho até a prova é longo e a preparação vai ser muito focada no aumento da resistência e também na capacidade de gerar potência após longas horas de atividade. É a mesma preparação que já venho fazendo ao longo do tempo. Rotina de 14 a 18 horas de treino por semana. Gosto muito do desafio de longas distâncias e altimetrias. Essa prova é um prato cheio!”, finaliza o ciclista brasileiro.

Como será o Tour de France em 2024

A 111ª edição promete trazer várias inovações, começando pelo Grand Départ, que terá uma reviravolta notável – pela primeira vez na história, a largada será em solo italiano, na cidade de Florença, e a primeira etapa seguirá para Emilia-Romagna, com o término planejado em Rimini.

A etapa final não acontecerá em Paris, como de costume, mas em Nice, estendendo-se por um percurso de 34 quilômetros de contrarrelógio, com início em Mônaco, marcando um momento histórico para o evento.

Além disso, a 32ª edição do L’Étape du Tour de France 2024, que se realizará no dia 7 de julho de 2024, seguirá o mesmo percurso da 20ª etapa do Tour de France, que vai de Nice até o Col de la Couillole, abrangendo 138 km e uma escalada desafiadora de 4.600 metros.

As inscrições para o público geral da 111ª edição do Tour de France foram abertas ontem, terça-feira (31), e esgotaram em poucas horas.

Confira a rota do Tour de France 2024: https://www.youtube.com/watch?v=48eANiuRwM4