Regata Santos/Rio: Itajaí Sailing Team foi segundo barco cruzar linha de chegada

0
386

 

slide6

 

Depois de 47 horas e 11 minutos o  e em primeiro na categoria IRC na edição 2016 da tradicional regata Santos – Rio não foi fácil. Ventos fortes, vindo de proa, e mar revolto fizeram parte do cenário encontrado pelos 24 veleiros que partiram do litoral paulista no último domingo. Pelo segundo ano consecutivo o fita-azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada, foi o gaúcho Camiranga. O time liderado por Eduardo Plass levou 28 horas, 14 minutos e 51 segundos para completar o percurso de pouco mais de 200 milhas.

A quantidade de barcos que desistiu foi maior do que a quantidade que concluiu a prova, porém a disputa entre os que chegaram ao Rio de Janeiro foi acirradíssima, com apenas 30 segundos de diferença entre o Ventaneiro (Dufour 500) e o Maximus (IMX45) e apenas 11 minutos entre o Itajaí Sailing Team e Vesper IV, dois barcos da classe S40.

A ordem de chegada : Camiranga; Itajaí Sailing Team; Vesper; Ventaneiro; Maximus; Saravah; Rudá;………



 

De acordo com Alexandre do Santos, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, durante toda a regata os barcos enfrentaram condições de vento muito adversas. “Enfrentamos ventos contrários durante toda a prova. O que variou muito foi a tática, com os velejadores buscando as melhores condições possíveis”, comenta.

 

A partir desta quinta-feira a equipe começa a participação na 47ª edição do Circuito Rio, disputada na Baía de Guanabara, que abrigou as raias olímpicas da Rio 2016. A região é marcada pelo regime de ventos, sempre rondados, e das condições de maré que confundem os velejadores visitantes.



 

 

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol,  Molim e Clindex.



 

Programação:


 

03/11 (quinta): 10h – Término das inscrições; 11h – Regata Victor Demaison – Percurso médio

04/11 (sexta): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 19h – Cerimônia de Premiação das Regatas Santos-Rio e Victor Demaison

05/11 (sábado): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 18h – Happy Hour

06/11 (domingo): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 18h – Cerimônia de Premiação

 

 

 

Novidade no acompanhamento da regata:

A ABVO, em parceria com a empresa Spotwalla, disponibilizou o acompanhamento dos barcos pela web em tempo real. Com isto foi possível torcer, além de tornar a competição mais segura, uma vez que a organização acompanhou cada passo de todos os barcos que possuíam o Spot (aparelho de localização). Durante os três dias de regata mais de 1600 acessos foram feitos no site oficial de países como Brasil, Portugal e Estados Unidos.