Rio 2016 – Judoca Mayra Aguiar garante a terceira medalha do Brasil

0
369

 

Foto: Getty images/Julian Finney
Foto: Getty images/Julian Finney

 

Não foi a medalha que ela e a torcida esperavam, mas nem por isso a comemoração foi pequena. Mayra Aguiar garantiu o bronze no judô, na categoria até 78kg, ao derrotar a cubana Yalennis Castillo, na quinta-feira (11). Após a luta, foi literalmente para a galera e voltou a sorrir, após as lágrimas da derrota. Mayra perdeu a chance de lutar pelo ouro ao ser derrotada pela francesa Audrey Tcheumeo na semifinal. Na luta, a brasileira recebeu dois shidos (punições), enquanto a francesa recebeu apenas um, por falta de combatividade.

A torcida se manifestou contra a decisão da arbitragem, enquanto a judoca brasileira saiu do tatame chorando. Mayra contra a francesa Audrey Tcheumeo na semifinal (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento) “Pensei muito ao invés de sentir” , disse a brasileira sobre a derrota. “Tive alguma dificuldade com a pegada e sabia que ela poderia aproveitar. Fiquei muito focada nisso ao invés de tentar lutar, tentar um movimento diferente, tentar entrar na luta. Eu acho que foi o que deu errado, e acabei perdendo.” A brasileira, porém, se reergueu após o revés e partiu para cima da cubana Castillo logo no início da luta pelo bronze. Ela não demorou a conseguir um yuko, que no final garantiu a vitória e a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois, como já se tornou habitual entre os atletas, a medalhista destacou a torcida: “Adoro lutar com torcida. O brasileiro tem muita energia e passa isso para os atletas.” A medalha de ouro da categoria até 78kg ficou com a americana Kayla Harrison, que venceu a francesa Tcheumeo com um ippon no finalzinho. Após a luta, ela admitiu que esperava enfrentar Mayra na decisão, tamanho o calor dos torcedores empurrando a brasileira. Por fim, arriscou um “amo o Brasil” em conversa com a equipe de reportagem do canal Sportv.

Mayra Aguiar comemora depois de vencer Yalennis Castillo, de Cuba, na categoria até 78kg

Mayra Aguiar se esforça contra a cubana Yalennis Castilloe Medalha de prata para Audrey Tcheumeo, da França, ouro para Kayla Harrison, dos Estados Unidos, e bronze para Mayra Aguiar e Anamari Velensek, do Brasil e da Eslovênia, respectivamente

Medalha de prata para Audrey Tcheumeo, da França, ouro para Kayla Harrison, dos Estados Unidos, e bronze para Mayra Aguiar e Anamari Velensek, do Brasil e da Eslovênia, respectivamente

Mayra Aguiar comemora depois de vencer  Yalennis Castillo, de Cuba, na categoria até 78kgMayra Aguiar vai para a galeraMayra Aguiar saúda a torcida após ganhar a medalha de bronzeJudoca brasileira tenta dominar a adversária na briga pelo bronzeMayra Aguiar se esforça contra a cubana Yalennis CastilloeMedalha de prata para Audrey Tcheumeo, da França, ouro para Kayla Harrison, dos Estados Unidos, e bronze para Mayra Aguiar e Anamari Velensek, do Brasil e da Eslovênia, respectivamente.