Rio 2016: Scheidt confirma regularidade e assume a vice-liderança

0
118

 

 

©Sailing Energy / World Sailing
©Sailing Energy / World Sailing

Ao sabor do vento e da torcida brasileira, Robert Scheidt segue sua escalada rumo ao pódio da Rio 2016. A regularidade do bicampeão olímpico foi a marca de sua atuação na sexta-feira (12) na classe Laser, nas duas regatas disputadas na raia Copacabana. Com um 4º e um 5º lugares, o brasileiro subiu da quarta para a segunda posição, com 50 pontos perdidos. Ele está apenas 3 pontos atrás do líder, o croata Toni Stipanovic, e tem 2 de vantagem para o terceiro colocado, o australiano Tom Burton. Neste sábado (13) serão realizadas as duas últimas provas da fase classificatória. Os 10 melhores disputam a decisiva medal race na segunda-feira (15).

Nos três primeiros dias de regatas nas águas cariocas, Robert teve problemas nas regatas de abertura das sessões (23º, 27º e 11º lugares). Nesta sexta, parecia que a história se repetiria. O brasileiro passou pela primeira boia na 24º posição, porém, com uma recuperação digna de campeão olímpico, foi ultrapassando os adversários para cruzar a linha de chegada em 4º lugar. Na segunda disputa, Scheidt saiu em 10º e logo subiu para 4º na segunda perna, mantendo-se na briga pela ponta até finalizar em quinto.

“Tenho conseguido me manter entre os ponteiros e subir para o segundo lugar me deixa confiante para chegar bem na disputa da medal race na segunda-feira. O foco é sempre o pódio”, afirmou Scheidt, que é patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela.

Uma medalha no Rio de Janeiro significará marcas históricas para Robert. Se subir ao pódio, será o primeiro atleta, entre todas as classes do iatismo, a somar seis conquistas na vela. E isso em seis edições consecutivas dos Jogos, considerando todos os esportes. A disputa da classe Laser na Rio 2016 terá 10 regatas, duas por dia, e a medal race (regata da medalha) no dia 15.

Gintare segue em oitavo – A lituana Gintare Scheidt, esposa de Robert e uma das favoritas ao ouro na Laser Radial, somou um 13º e um 21º lugares nas regatas desta sexta-feira. Com isso, está na 8º colocação na classificação geral, com 68 pontos perdidos.

Classificação geral – após 8 regatas



1) Tonci Stipanovic (CRO) – 47pp
2) Robert Scheidt (BRA) – 50pp
3) Tom Burton(AUS) – 52pp
4) Nick Thompson (GBR) – 59pp
5) Rutger Van Schaardenburg (HOL) – 63pp
6) Sam Meech (NZL) – 64pp
7) Jean Baptiste Bernaz (FRA) – 65pp
8) Julio Alsogaray (ARG) – 73pp
9) Francesco Marrai (ITA) – 73pp
10) Pavlos Kontides (CYP) – 75pp