Fenêtré A Prysmian e  PRB  já estão na Vila da Regata

0
375

MANHA (1)

 

‘É muito bom chegar em Itajaí mais uma vez em primeiro lugar depois de uma regata bastante difícil. Acredito que os primeiros quilômetros na Baía de Biscaia foram os mais complicados, com baixa pressão e o frio”, disse Erwan Le Roux.


 

Editor – Adilson Pacheco
Texto de Apoio – Flávio Perez
Onboardsports 

Post – 11/11-13:16




 

Nesta manhã, quarta-feira, mais uma vez estamos no mar – Tudo isto para ver  Fenêtré A Prysmian conquistar pela segunda vez consecutiva o título da Transat Jacques Vabre na classe Multi50. Minutos depois era vez de estarmos no mar para registrar a chegada de mais   um bicampeão em Itajaí. O PRB cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na IMOCA minutos antes das 11 da manhã desta quarta-feira. O campeão na Ultime foi o MACIF, que terminou a regata no último sábado (7). A Transat Jacques Vabre largou com 42 barcos em 25 de outubro e 17 abandonaram.

O primeiro barco desta quarta-feira 11 foi o Fenêtré A Prysmian, o multicasco comandado pela dupla Erwan Le Roux (França) e Giancarlo Pedote (Itália) cruzou a linha de chegada em Itajaí após um percurso de 10 mil quilômetros desde Le Havre na França. Foram 16 dias, 22 horas e 29 minutos de travessia pelo Oceano Atlântico com velocidade média de 13,29 nós. ”É muito bom chegar em Itajaí mais uma vez em primeiro lugar depois de uma regata bastante difícil. Acredito que os primeiros quilômetros na Baía de Biscaia foram os mais complicados, com baixa pressão e o frio”, disse Erwan Le Roux.

Recebidos com festa no píer catarinense, com muitas frutas, champagne e caipirinha, os velejadores demostraram cansaço pelo longo tempo de prova. A aproximação a Itajaí foi complicada, principalmente pela falta de vento na madrugada. Como as temperaturas estão mais quentes na região e a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa. Durante o dia, principalmente à tarde, a situação se inverte.

Em 2013, o FenêtréA tinha outro patrocinador e um parceiro diferente para Erwan Le Roux, mas o multicasco era o mesmo. O velejador francês também venceu a edição 2009 na mesma categoria.

Multi50

A Multi50 tem ainda dois barcos na disputa: o Ciela Village – chegando apenas na quinta-feira (12) – e o Arkema – que deve demorar mais a chegar após ficar parado em Salvador (BA) para reparo no casco. O La French Tech Rennes Saint Malo abandonou após colidir com um contêiner em alto mar.