Volvo é reconhecida como a mais sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame

0
476

 

Volvo do Brasil 1 (1)

 

“Segurança está em nosso DNA e temos como princípio compartilhar valor à sociedade, aos públicos de relacionamento, ao mesmo tempo em que agregamos valor ao nosso negócio”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa.


 

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Taques Felipe/
Volvo do Brasil
Post – 6/11-17:39


 

A Volvo foi considerada a empresa mais sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, da Editora Abril, pelo segundo ano consecutivo. O prêmio foi entregue ontem, em cerimônia em São Paulo.

A montadora se destacou pelo trabalho realizado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), iniciado em 1987 e que, desde o ano passado, focou sua atuação no transporte comercial alinhado à visão Zero Acidentes adotada pelo Grupo Volvo.

 

Volvo do Brasil 3

“Este é um importante reconhecimento do trabalho realizado pelo PVST ao longo dos últimos 28 anos, mobilizando a sociedade e os transportadores em prol de um trânsito mais seguro. Além disso, a premiação endossa o trabalho de gestão da Volvo pela sustentabilidade do negócio considerando as dimensões econômica, ambiental e social”, destaca Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.

Volvo do Brasil 2

“Segurança está em nosso DNA e temos como princípio compartilhar valor à sociedade, aos públicos de relacionamento, ao mesmo tempo em que agregamos valor ao nosso negócio”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa.

Públicos estratégicos

Desde 2014, o PVST está desenvolvendo uma série de ações para engajar os públicos estratégicos (transportadores de carga e passageiros, entidades de classes, concessionários e funcionários) no Zero Acidentes. Foram realizados oito seminários para discutir alternativas para a redução do número de acidentes envolvendo caminhões; a publicação do manual da ISO 39.001, norma que estabelece critérios para a implementação de um sistema de gestão de segurança viária nas empresas; e a produção do Atlas da Acidentalidade, um conjunto completo de informações sobre acidentes nas principais rodovias federais brasileiras que oferecem subsídios importantes para atuar na gestão da segurança.

“O Zero Acidentes é um desafio ousado que assumimos para contribuir com a redução do número de acidentes e de vítimas nas estradas. A Volvo produz os caminhões e ônibus mais seguros do mundo e não podemos ficar alheios à esta triste realidade de altos índices de acidentes e vítimas que acontecem em razão de comportamentos inseguros”, afirma Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

A escolha das empresas mais sustentáveis para o Guia Exame de Sustentabilidade tem como base uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Neste ano, 210 empresas se inscreveram para concorrer ao reconhecimento.

Quatro dimensões

A análise das empresas para a escolha das mais sustentáveis é focada em quatro dimensões: geral, que aborda transparência e a governança da sustentabilidade dentro da companhia e o engajamento das partes interessadas; econômica, que avalia o planejamento, a gestão de riscos e oportunidades, o tratamento de ativos intangíveis e o desempenho das empresas; social, sobre políticas e práticas de relacionamento com diferentes públicos, como funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, sociedade e governo; e ambiental, que analisa o compromisso com a preservação ambiental, com medidas como a gestão do consumo de água e de emissão de resíduos.
Este ano, a Volvo também ganhou pela terceira vez o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), maior reconhecimento da excelência em gestão às empresas sediadas no Brasil.
Imagens para download: