Itajaí/Havre – Regata do Café – Os primeiros vencedores chegam sábado

0
399

 

veleiros  (1)

 

 

Os primeiros vencedores da regata do café chegam a Itajaí no sábado.


 

Editor – Adilson Pacheco
Fonte – TJV
Post – 6/11-13:29


 

 

Expectativa na Vila da Regata em Itajaí –  Os primeiros barcos da Transat Jacques Vabre 2015 deveriam chegar nesta sexta-feira (6), – entretanto – mudou tudo – a previsão agora é para amanhã, sábado, por volta das 12h.

Os multicascos da classe Ultime – os mais rápidos e maiores da vela oceânica mundial – devem cruzar a linha de chegada em Itajaí (SC) a partir do meio da tarde de sábado, mostrando a força e a velocidade dos trimarãs. O líder Macif e o vice Sodebo podem completar o percurso de 10 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e a cidade catarinense em 12 dias, um pouco mais de 800 quilômetros por dia. ”É um barco para quem gosta de velocidade. Certamente são os mais rápidos do mundo em regatas de oceano. Tudo acaba ficando mais difícil por causa da velocidade”, explicou François Gabart, velejador do Macif, que lidera a disputa e provavelmente – se não ocorrer nenhuma quebra – o vencedor da disputa entre os Ultime.

O barco tem três cascos e seu mastro é do tamanho do Cristo Redentor. Os tamanhos variam de 21,33 m (70 pés) e 32 m (105 pés). Ao todo, quatro Ultime largaram, mas dois tiveram problemas e abandonaram. O Maxi80 Prince de Bretagne capotou na semana passada e seus tripulantes foram resgatados de helicóptero no meio do Atlântico Norte. Já o Actual teve que sair por causa da peça que estabiliza o mastro


Transat Jacques Vabre


 

A Transat Jacques Vabre largou com 42 barcos em 25 de outubro e 17 abandonaram. As outras classes tem os respectivos líderes: Le Conservateur (Class40), FenetreA (Multi50) e PRB (IMOCA). O evento tem uma inédita dupla brasileira: o campeão olímpico Eduardo Penido e o empresário Renato Araújo navegam a bordo do Zetra e estão provisoriamente na sexta colocação na Class40.