Iara Caetano brilha no Dia Internacional das Mulheres

0
38
Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (08), a Avelar Sports promoveu o primeiro dia da primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real. Em Arcos (MG), as provas foram de XCC, o short track. No Dia Internacional das Mulheres, a vitória foi de Iara Caetano na categoria Elite (profissionais), da equipe TSW. Entre os homens, o vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, da Audax. 

Nas provas de XCC, os homens deram sete voltas de 2 km, enquanto as mulheres deram seis voltas na pista. Iara Caetano ganhou com o tempo de 25m07, sendo seguida por Hercilia Najara (25m08), da Trek, e Ana Laura, da Audax (25m09).

A campeã fez uma prova boa do início ao fim, mas com muita competitividade com as concorrentes. Após a prova, ela não escondeu a emoção por vencer a prova no Dia Internacional das Mulheres. De quebra, foi a primeira vitória dela como atleta da categoria Elite.

“Fico muito grata por tudo isso. Vinha trabalhando muito duro para poder alcançar esse resultado. Estava ansiosa para saber o que meu corpo absorvia das atividades e agora estou muito feliz”, comentou Iara.

 A vitória de Cocuzzi foi construída com vitórias boa alternância de posições com Ulan Galinski. A cerca de 20 metros para o fim da prova, o paulista ultrapassou o baiano e fechou em 25m08, quatro segundos à frente do atleta do Caloi. Já Malacarne, da Specialized, concluiu em 25m21s. 

“Foi uma prova muito intensa. Apenas um atleta não pôde participar por causa de doença (José Gabriel, da Oggi. Optei por dar uma poupada porque amanhã tem mais. No entanto, acabei vencendo no final, ultrapassando o Ulan. Espero me recuperar e estar forte amanhã (sábado). Estou muito feliz por ter me recuperado de uma doença em 2023 e começar o ano assim”, vibrou Cocuzzi.

Sobre a etapa

A etapa de Arcos volta neste sábado (09), com as provas de XCO, o Cross country. Os atletas Elite largarão às 14h, enquanto os atletas das demais categorias largarão pela manhã. Já no domingo (10), haverá as provas de XCM, a Cross Country Maratona, com todos os atletas (Elite e demais) largando às 9h. 

As provas estão sendo disputadas no Parque Aquático Municipal, e a competição vale pontos para os ranking mundial e olímpico. As corridas desta sexta-feira e deste sábado têm comentários de Henrique Avancini. Maior atleta de MTB da história do Brasil, ele se aposentou em 2023.

Após a etapa de Arcos, a Internacional Chaoyang Estrada Real terá ainda etapas em Itabirito (MG), entre os dias 29 e 31 de fevereiro, e Ouro Branco (MG), entre 17 e 19 de maio. Ambas já estão com inscrições abertas.