Estrada Real: Iara Caetano brilha no Dia Internacional das Mulheres

0
56

Atleta da TSW vence primeira prova como Elite; Cocuzzi leva a melhor entre os homens

Na tarde desta sexta-feira (08), a Avelar Sports promoveu o primeiro dia da primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real. Em Arcos (MG), as provas foram de XCC, o short track. No Dia Internacional das Mulheres, a vitória foi de Iara Caetano na categoria Elite (profissionais), da equipe TSW. Entre os homens, o vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, da Audax. 

Nas provas de XCC, os homens deram sete voltas de 2 km, enquanto as mulheres deram seis voltas na pista. Iara Caetano ganhou com o tempo de 25m07, sendo seguida por Hercilia Najara (25m08), da Trek, e Ana Laura, da Audax (25m09).

A campeã fez uma prova boa do início ao fim, mas com muita competitividade com as concorrentes. Após a prova, ela não escondeu a emoção por vencer a prova no Dia Internacional das Mulheres. De quebra, foi a primeira vitória dela como atleta da categoria Elite.

“Fico muito grata por tudo isso. Vinha trabalhando muito duro para poder alcançar esse resultado. Estava ansiosa para saber o que meu corpo absorvia das atividades e agora estou muito feliz”, comentou Iara.

 A vitória de Cocuzzi foi construída com vitórias boa alternância de posições com Ulan Galinski. A cerca de 20 metros para o fim da prova, o paulista ultrapassou o baiano e fechou em 25m08, quatro segundos à frente do atleta do Caloi. Já Malacarne, da Specialized, concluiu em 25m21s. 

“Foi uma prova muito intensa. Apenas um atleta não pôde participar por causa de doença (José Gabriel, da Oggi. Optei por dar uma poupada porque amanhã tem mais. No entanto, acabei vencendo no final, ultrapassando o Ulan. Espero me recuperar e estar forte amanhã (sábado). Estou muito feliz por ter me recuperado de uma doença em 2023 e começar o ano assim”, vibrou Cocuzzi.

Confira o resultado de todas as etapas

Sobre a etapa

A etapa de Arcos volta neste sábado (09), com as provas de XCO, o Cross country. Os atletas Elite largarão às 14h, enquanto os atletas das demais categorias largarão pela manhã. Já no domingo (10), haverá as provas de XCM, a Cross Country Maratona, com todos os atletas (Elite e demais) largando às 9h. 

As provas estão sendo disputadas no Parque Aquático Municipal, e a competição vale pontos para os ranking mundial e olímpico. As corridas desta sexta-feira e deste sábado têm comentários de Henrique Avancini. Maior atleta de MTB da história do Brasil, ele se aposentou em 2023.

Após a etapa de Arcos, a Internacional Chaoyang Estrada Real terá ainda etapas em Itabirito (MG), entre os dias 29 e 31 de fevereiro, e Ouro Branco (MG), entre 17 e 19 de maio. Ambas já estão com inscrições abertas.

Para rever a corrida desta sexta-feira e ver a de sábado, basta acessar o canal da Avelar Sports no youtube:

Sexta-feira – XCC – https://www.youtube.com/watch?v=QISJc5uwHY4

Sábado – XCO – https://www.youtube.com/watch?v=6i2PkADNC8Q

 A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Mais Avelar Sports

A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.

Foto: Alemão Silva/Divulgação