Mulheres do Yacht Clube da Bahia conquistam medalhas de bronze na Copa da Juventude 2024

0
56

Competição nacional de vela focada em desenvolver atletas terminou último domingo (04), no Iate Clube de Brasília

Os jovens velejadores do YCB – Yacht Clube da Bahia concluíram mais uma participação em regatas nacionais. Desta vez, a flotilha da Bahia assegurou duas medalhas de bronze com as duplas femininas: Maria Pontes e Lavínia Fainstein e Catarina Robatto e Ana Beatriz. Além das medalhas, o YCB ficou na quinta colocação geral de clubes na Copa da Juventude 2024, realizada entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, no Iate Clube de Brasília (DF).

Maria e Lavínia concluíram as dez regatas da classe 420 e subiram no pódio na categoria Sub-19. Também no Sub-19, Catarina e Ana chegaram ao bronze após 13 regatas do 29er.

O evento contou com mais de 100 atletas, que representaram 10 clubes do Brasil. O Top 5 de clubes da Copa da Juventude foi formado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, Veleiros do Sul, Iate Clube de Santa Catarina, Iate Clube de Brasília e Yacht Clube da Bahia.

Os atletas Bernardo Machado, Caio Sehbe, Carlos Henrique Neves, Francisco Fernandes Vogel, Joao Roberto Ramos, Marcio Antonio Santos Júnior, Vincent Fernandes Vogel, Ana Beatriz Duarte, Catarina Robatto, Juliana Bastianelli, Maria Júlia Chaves e Maria Moreira representaram a Bahia.

“Já imaginávamos uma condição muito diferente de Salvador, como a falta de onda. Mas conseguimos fazer uma boa regata e tirar de aprendizado as regatas que não fomos tão bem”, explicou Rafael Rizzato, atleta do YCB.

A equipe do YCB foi comandada pelos técnicos Átila Pelinho, Márcio Antônio e Rafael Rizzato.

A Copa da Juventude teve a participação de velejadores das classes Classes ILCA 6, 420, 29er, iQFOiL e Formula Kite. Com participação de atletas homens, mulheres e duplas mistas.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: Fred Hoffmann