Ronaldo Zambrano, atleta do Yacht Clube da Bahia, participa do Mundial de Desportes Aquáticos de Doha

0
111

Nadador da Venezuela (VEN) nadará os 5km nesta quarta-feira (07)

O atleta do Yacht Clube da Bahia, Ronaldo Zambrano, participa nesta quarta-feira (07) da prova de 5km do Campeonato Mundial de Desportes Aquáticos de Doha, no Qatar. O nadador da Venezuela treina na Bahia sob o comando de Luiz Rogério Arapiraca e faz sua estreia no Campeonato Mundial da World Aquatics.

A prova masculina contará com 76 atletas, entre eles os brasileiros Henrique Figueirinha e Pedro Farias e o campeão olímpico em Tóquio, o alemão Florian Wellbrock. A prova será às 1h (Horário de Brasília) e 7h (Horário Local) desta quarta-feira (07); 

“Esse será meu primeiro Mundial, quero ganhar experiência, saber como é nadar um Mundial, tentar brigar por uma boa colocação e tentar ficar entre os melhores da América do Sul”, contou o nadador.

Arapiraca e Ronaldo começaram a trabalhar juntos no ano passado e já conseguiram ver a evolução nos resultados ao longo dos meses. “Ano passado ele teve uma evolução muito boa nos tempos de piscina. Acho que isso ajudou bastante os resultados dele na maratona”, contou o técnico Arapiraca.

Ano passado, Ronaldo teve sua primeira experiência internacional participando dos Jogos de Praia, além disso, no final do ano venceu os 10 e 5 km no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Inema, na Bahia, garantindo a vaga para nadar os 5km no Mundial.

Aqui a gente ainda estava tentando ajustar, tentando melhorar esse dez quilômetros, mas ele tem um cinco quilômetros muito bem encaixado, ele consegue nadar muito bem. E teve essa experiência internacional.

“É a primeira vez que ele vai nadar um Campeonato Mundial. Então ele vai aprender bastante. O objetivo é ser melhor da América do Sul. Vai ser uma prova dura porque eu acho que ele não está acostumado a nadar em um pelotão tão grande como vai ser agora nesse mundial. Então é uma coisa para se adaptar. Ele sente um pouco mais a água fria, mas desde que chegou lá a gente vem fazendo esse período adaptativo para tentar ser o melhor possível. Ele já me passou que já tá se sentindo um pouco melhor. Ele vai tentar fazer uma boa colocação no Mundial, tentar estar entre os melhores da América do Sul, trazer bons resultados para o time da Venezuela, para ele fazer parte da Seleção permanente”, conclui o técnico.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: Divulgação