Atletas do YCSA participam da Copa Brasil de Optimist no Veleiros da Ilha

0
84

Com 83 crianças na competição nacional, Flotilha da Garoa veleja em Santa Catarina

Os velejadores do YCSA – Yacht Club Santo Amaro iniciaram a busca por medalhas na 18º edição da Copa Brasil de Estreantes. Com abertura na última quinta-feira (04), a competição nacional terá duração até 07 de janeiro, no Veleiros da Ilha, em Santa Catarina. A Flotilha da Garoa está representada por Rafael Cotrim, Luiz Henrique, Enrico Lion, Otto Kansog, Vinicius Conde, Mateus Palma, Fellipe Lagoa, Lucas Bakx e Arthur Vasconcellos.

Com 83 velejadores na raia, o Veleiros da Ilha realizou duas regatas do nacional. Enrico Lion garantiu a terceira colocação geral e foi o melhor colocado do YCSA.

Segundo Rafael Moricz, treinador do YCSA, a Flotilha da Garoa se preparou para a competição durante a temporada de 2023, através de treinos e competições. Além disso, os velejadores foram treinados no Sul do País.

“Somos muitos dedicados! Não apenas as crianças, mas técnicos e pais também. Tenho grandes expectativas para o desempenho dos atletas na Copa Brasil. Nos últimos treinamentos, a intenção era colocá-los no ritmo e foco de campeonato! Tanto em terra quanto em água. Nitidamente, surtiu uma evolução no desempenho geral da Flotilha”, explicou Rafael.

“Durante a competição, a molecada enfrenta uma série de desafios! Desde a chegada no clube, montagem, regulagem do barco e os últimos minutos para regata do dia. São inúmeras variáveis, como a intensidade do vento, ondas, posicionamento na linha de largada, lados da raia, barcos bem regulados e um velejo com velocidade! O foco e a disciplina são muito importantes! Para que todos esses pontos sejam assimilados em harmonia todos os dias. Já que a condição diariamente é quase sempre diferente”, finalizou.

A programação do Veleiros do Sul nesta sexta-feira (05) é realizar mais regatas. Os fãs, pais e atletas podem acompanhar o campeonato através do site oficial da Optibra: https://velejador.optibra.com.br/home.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Foto: Edgar Ramos / Veleiros da Ilha