Copa Brasil de Estreantes começa no Veleiros da Ilha

0
96

Com 83 atletas, competição nacional terá regatas até 07 de janeiro, em Santa Catarina

As crianças de diversos clubes do Brasil começaram nesta quinta-feira (04), os primeiros velejos de 2024. Com 83 atletas, a 18º edição da Copa Brasil de Estreantes terá duração até 07 de janeiro, no Veleiros da Ilha, em Santa Catarina (SC). Neste primeiro dia de regatas, Matias Angel, do Clube dos Jangadeiros, liderou a disputa no Sul do País.

Com duas  regatas disputadas, os atletas terão muitos desafios para chegar ao título. Matias liderou o primeiro dia, seguido por Miguel Souza, do Veleiros da Ilha ,e na terceira posição Enrico Lion, do Yacht Club Santo Amaro.

A programação do Veleiros do Sul é continuar as regatas nesta sexta-feira (05). Segundo Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Veleiros da Ilha, sediar a competição é um grande desafio para o clube do Sul.

“Chegou o momento de recebermos todas as flotilhas do Brasil! Montamos uma estrutura adequada para atletas, treinadores, pais e responsáveis. Será um grande desafio, mas também um prazer receber tantas pessoas que amam a vela, notadamente os jovens atletas!”, afirmou Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Veleiros da Ilha.

52º Campeonato Brasileiro de Optimist 

Além da Copa Brasil de Estreantes, o Veleiros da Ilha sediará a 52° edição do Brasileiro de Optimist. A competição nacional será realizada entre 8 e 14 de janeiro, e as inscrições continuam abertas no site oficial da Optibra: https://velejador.optibra.com.br/home.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Edgar Ramos/Veleiros da Ilha