SESI-SP e E.C. Pinheiros reeditam final do Brasil Open de Polo Aquático

0
338

A final do Brasil Open de Polo Aquático 2020 será entre SESI-SP e E.C. Pinheiros neste domingo (22), a partir de 11h30 na Arena ABDA, em Bauru (SP). O clássico entre as equipes de São Paulo foi definido após as semifinais deste sábado (21), na competição promovida pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB). Será a reedição da finalíssima do ano passado vencida pelo time da Vila Leopoldina, que está com 100% de aproveitamento.

A disputa do bronze será entre Flamengo e Fluminense, que venderam caro as derrotas nas semifinais. As partidas decisivas podem ser assistidas pela página oficial da PAB no Facebook — https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil ou pela TV ABDA.

O ECP teve um jogo duro contra o Flamengo desde o início do primeiro quarto, onde as defesas conseguiram anular os ataques. Mas o time de Roberto Chiappini reverteu uma pequena desvantagem no final e saiu com a vitória por 11 a 9 sobre os cariocas. O Pinheiros segue como a defesa menos vazada do torneio.

”Foi como a gente já esperava, disputada e equilibrada, com adversários de muita qualidade”, Roberto Chiappini, técnico do Esporte Clube Pinheiros, que tenta o primeiro título no masculino da competição.

”Estamos vivendo uma situação atípica, que nunca ocorreu no esporte mundial, praticamente um ano sem competir, muito pouco tempo de treinamento, então assim, não sentia muita expectativa em relação a essa competição, mas a gente jogou e felizmente conseguimos chegar em mais uma final”.

Na outra semifinal, o Fluminense quase tirou a invencibilidade do SESI-SP, atual campeão do Brasil Open, em um jogo lá e cá. Mas os paulistas foram mais precisos no minuto final e saíram com a vitória por 12 a 11.

No último lance, por exemplo, a defesa do SESI-SP liderada por Arthur Salgado e pelo capitão Rudá Franco fez uma parede humana para impedir o chute do artilheiro Bernardo do Fluminense.

”Foi muito disputado e o Fluminense está de parabéns. Eles mudaram o estilo de jogo do primeiro duelo e nos complicou. Foi uma partida muito física”, disse André Avallone, técnico do SESI-SP.

”Tenho orgulho dessa molecada, pois temos muitos meninos da base na equipe principal. Amanhã será um jogão, estamos felizes por estar aqui”.

Em 2019, no mesmo evento, o SESI-SP derrotou o ECP na partida disputada no Rio de Janeiro (SP). Na primeira edição do Brasil Open em 2018, o Pinheiros levou a melhor na disputa pelo bronze. O Fluminense foi o primeiro campeão deste evento.

Ainda neste sábado foram realizados os jogos para definir as colocações de quinto a oitavo lugares. Pela manhã, a equipe da casa ABDA venceu o C.A Paulistano por 8 a 6 e vai para a disputa da quinta posição final da competição, que será realizada neste domingo (22).

O adversário do time de Bauru será o C. Paineiras Morumby, que venceu a Sociedade Hípica de Bauru por 13 a 9.

No feminino, E.C. Pinheiros e ABDA se enfrentam no sábado à noite para definir a campeã do Brasil Open de Polo Aquático. Até o fechamento desta reportagem, a partida ainda estava em andamento.

Sobre a PAB 

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP),  Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.