Sebrae lança segunda etapa do projeto Cidade Empreendedora em Bombinhas

0
740
Sebrae lança segunda etapa do projeto Cidade Empreendedora em Bombinhas/Imagem: Roberta Watzko

 


Sebrae lança segunda etapa do projeto Cidade Empreendedora em Bombinhas/Imagem: Roberta Watzko

Com a proposta de dar continuidade nas ações de fortalecimento da gestão municipal, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura de Bombinhas, lançou na sexta-feira, 26/4, o ciclo 2 do Programa Cidade Empreendedora no município. O projeto apresentado logo após a Semana Municipal do Turismo para autoridades e sociedade civil, teve sua primeira etapa iniciada no município em 2017, com 34 soluções. Nesta segunda etapa, haverá o acompanhamento das ações desenvolvidas para fortalecer a economia local.

O Secretário de Turismo de Desenvolvimento Econômico, Carlos Cândido, abriu a apresentação do projeto ressaltando o impacto no setor. “O programa auxiliou os empresários de Bombinhas na formalização de seus negócios com a implementação da sala do empreendedor, onde agora o pequeno empresário consegue resolver todos os passos para abrir sua empresa. Também trouxe para o município diversas ideias que nos orientaram a entender melhor como funciona nossa economia e dar foco ao principal eixo econômico da cidade, que é o turismo”, destacou.

A parceria do poder público municipal de Bombinhas com o Sebrae/SC resultou em diversas ações como, por exemplo, a criação da Sala do Empreendedor, que contou com o atendimento de aproximadamente 3 mil pessoas nos primeiros nove meses, a elaboração da Semana do Microempreendedor, com a lei municipal contribuindo para a formalização dos pequenos empresários e realização dos projetos de Educação Empreendedora com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) e Crescendo e Empreendendo.

Para o Prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o programa traz inúmeras ações que impactam diretamente na economia. “Conseguimos sair da informalidade e dar espaço para que novos empresários queiram investir na nossa cidade, fomentando a nossa economia de uma forma diferente e trazendo resultados positivos desde a inserção das ações com os jovens e crianças dentro das escolas. Acredito que eles são os futuros empresários da nossa cidade e por isso é tão importante darmos continuidade nesses projetos”, explicou.

Também foram aplicadas durante a primeira etapa, a Gestão Orientada de Resultados, com a instalação de um software para integrar a comunicação interna e entender as ações planejadas dentro da prefeitura e apresentado um estudo com a atualização do município em números que mostrou a realidade socioeconômica do município. Além disso, foi feita a instalação do setor de Compras Governamentais e implementação do Smart City, uma ferramenta inovadora para trabalhar as licitações de compras.

A Deputada Estadual, Ana Paula da Silva, esteve presente no evento e ressaltou o trabalho realizado com o programa na cidade desde a época em que era Prefeita no município. “Eu estava à frente da prefeitura durante o primeiro pacto com o Sebrae e sei bem que esse projeto tem a missão de nos ajudar a estabelecer conexões e parcerias, fazendo com que o fluxo de desenvolvimento do município cresça. Esta nova etapa de trabalho com certeza vai capacitar ainda mais os cidadãos desta cidade para institucionalização dos seus negócios, orientando as pessoas a seguirem o caminho certo. Estamos desenhando um novo quadro na história da cidade que só tem a evoluir”, ressaltou.

 

O idealizador do programa e Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, encerrou a apresentação do projeto destacando todo o processo. “É uma cidade antes e depois da gestão municipal aplicada aqui. Tenho certeza que o trabalho contribuiu e muito para o fortalecimento econômico do município. Nós ouvimos todas as dúvidas e sugestões para melhorar as ações e agora no segundo ciclo será hora de planejar e colocar em prática para fazermos de Bombinhas uma cidade ainda melhor”, finalizou.