O time que vai tripular o barco MAPRE está sendo formado, o primeiro apresentado o skipper Xabi Fernández, seguido do chefe de turmo Pablo Arrarte e agora na primeira semana de março e faltando menos de 250 dias para a largada da Volvo Ocean Race é apresentado o terceiro do time – Antonio Cuervas-Mons “Ñeti” – proeiro e capitão de barco.
O velejador Antonio “Ñeti” Cuervas-Mons volta ao MAPFRE para a edição 2017-18 da Volvo Ocean Race. Conhecido por ter até uma torcida organizada, o espanhol vai para sua quarta volta ao mundo consecutiva. Com 35 anos, o proeiro “Ñeti” retorna à sua função na equipe.
Um ‘MacGyver’ a bordo! A definição do comandante Xabi Fernandez na última edição da Volvo Ocean Race foi mais do que apropriada ao velejador Antonio “Ñeti” Cuervas-Mons. Pela segunda vez seguida no barco espanhol e a quarta na volta ao mundo, o espanhol será proeiro da equipe na regata, que começa em outubro deste ano. Ou seja, ele será o responsável pelas manobras no convés (frente do barco), pelas mudanças de vela e um diferencial: pelas reformas a bordo, por isso a comparação com o personagem MacGyver da série de TV norte-americana.
A paixão de Ñeti pela modalidade vela começou quando ele era criança, impulsada por seu avô paterno Don Antonio Cuervas-Mons, que era da marinha mercante. Infelizmente, o patriarca faleceu quando seu neto estava em ação pela Volvo Ocean Race 2011-12. Ñeti dedicou a vitória da etapa da Cidade do Cabo ao avô.
O Real Club Marítimo de Santander viu o garoto promissor crescer na vela oceânica. Em 2008, o espanhol começou a velejar na Volvo Ocean Race como um dos tripulantes com menos de 30 anos na equipe do Telefónica Black (comandado por Fernando Echavarri). Além da volta ao mundo, Ñeti corre regatas pelo mundo. Seu último feito foi a bordo do Perpetual LOYAL, um monstruoso barco de 100 pés (30,5 metros) que pulverizou o recorde de 628 milhas (1.116 quilômetros) entre Sydney (Austrália) e Hobart (Tasmânia) em 1 dia, 13 horas, 31 minutos e 2 segundos. Nenhum dos 4.800 barcos que participaram desde 1945 da lendária regata nunca foram tão rápidos.
”Isso é navegar em sua pura essência, durante muitos dias seguidos e competindo 24 horas por dia”, comentou Cuervas-Mons pouco antes da sua segunda edição na Volvo Ocean Race.
Um dos pilares do barco MAPFRE
Comandante do MAPFRE, Xabi Fernández, conhece muito bem o companheiro de equipe. Eles estavam na mesma equipe em 2011 e repetiram o feito na última temporada a bordo do MAPFRE. “Neti é também o capitão do navio, responsável por todas as peças e reparos”, disse Xabi.
”O objetivo agora é preparar o veleiro, reunir uma tripulação e chegar pronto para a largada em 22 de outubro com o barco nas melhores condições. A equipe quer estar sempre no pódio”, disse o espanhol, que prima por ser positivo, trabalhador e bom de grupo.
A