Blumenau/Oktoberfest 2016: Nova geração cultiva a tradição germânica em apresentações do Blumenstrauss

0
469

 

Divulgação
Divulgação



 

https://youtu.be/9F2e4XHv3dc




 

As novas gerações são a prova de que a tradição germânica permanecerá viva na região. Crianças e jovens com idades entre seis e 17 anos fazem questão de cultivar as culturas típicas deixadas pelos colonizadores em ensaios e apresentações do Blumenstrauss. O Grupo Folclórico completa 19 anos de formação em 2016 e se prepara para novas participações na Oktoberfest. Ao todo são 48 integrantes que irão se apresentar no desfile oficial de abertura, na quarta-feira (5/10), na rua XV de novembro. O grupo também fará apresentações na Vila Germânica na quarta-feira (12/10) e no domingo de fechamento da festa (23/10).

A professora responsável pelos ensaios do Blumenstrauss, Maritsa Domingos, conta que o Grupo Folclórico é dividido nas categorias infantil, mirim e juvenil. São realizadas apresentações durante o ano, selecionadas de acordo com o público-alvo, e divididas em categorias ou no grupo geral. “Apesar da diferença de idade entre os estudantes, as coreografias estão interligadas entre todas as faixas etárias dos participantes e proporcionam um momento interessante de convivência social”, explica.

Neste ano, o Blumenstrauss conta com um reforço de dois estudantes da Alemanha. A professora Maritsa afirma que os intercambistas realizam passos diferenciados dos já treinados pelos integrantes do grupo, o que estimula o desenvolvimento de todos. “Ambos possuem grandes habilidades possibilitando novas formas de expressão e comunicação”, acrescenta.

Os ensaios são realizados duas vezes por semana, durante todo o ano letivo, na Unidade do Centro da Escola Barão, e são intensificados com a proximidade da Oktoberfest. O Grupo Folclórico é formado por toda a comunidade de Blumenau (SC).

 

 

Apresentações Grupo Folclórico Blumenstrauss:

– Quarta-feira (5/10), às 19h30min, no Desfile Oficial, na rua XV de novembro;

– Quarta-feira (12/10), às 18h, no Setor 3, na Vila Germânica;

– Domingo (23/10), às 18h, no Setor 2, na Vila Germânica.