TURISMO EM FOCO – jornalista Zeni Rates

2
230

zenisf


Coluna 11


 

 

Museu do Mar de São Francisco do Sul será municipalizado

slide3

Atendendo ao pedido do Município e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo decidiu municipalizar o Museu do Mar de São Francisco do Sul. O anúncio foi feito durante reunião no último dia 1º/09, com a presença de Simone Schramm, secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, do navegador Amyr Klink e do arquiteto Dalmo Vieira Filho, do Iphan. “A decisão de municipalizar está tomada, vamos agora trabalhar na parte burocrática que é o documento de transferência”, adiantou Colombo. Fundado em 1990, o Museu do Mar reúne a história e o patrimônio naval brasileiro contando com 81 embarcações, além da Biblioteca Kelvin Duarte, com mais de dez mil documentos entre fotos, livros, cartas náuticas e mapas. “É um vetor importante de fortalecimento turístico e a melhor forma é passar para a prefeitura”, afirmou Colombo.




 

Local preserva peças do patrimônio naval brasileiro

slide4

Durante a elaboração do documento de transferência, serão descritas as atividades competentes a cada órgão. O objetivo é concluir o trâmite em até dois meses, tendo um entendimento entre todas as partes. “É muito importante para requalificar o museu no caminho do qual ele nunca deveria ter saído e com o termo vamos restabelecer o sistema de parceria”, anunciou Dalmo Vieira Filho, do Iphan. No museu, há modelos navais, maquetes e peças de artesanato sobre o patrimônio naval brasileiro e mundial, além de barcos usados pelo navegador Amyr Klink. “Estou terminando o restauro de um barco e quero levar ele de volta assim que estiver definido esse caminho novo para o museu”, disse Klink. “O museu tem referência internacional e para São Francisco do Sul pode ser um gerador de riqueza” afirmou Amyr.




 

Nova etapa do Gastronômade na Villa Francioni

slide5

A Vinícola Villa Francioni, localizada a 1.260 metros acima do nível do mar, na serra catarinense, pelo segundo ano consecutivo servirá de cenário para um banquete em mais uma etapa do Gastronômade Brasil 2016. O evento será realizado a partir das 13h, no dia 10/09, em São Joaquim. O destaque serão os ingredientes da região harmonizados com os premiados vinhos da Villa Francioni, vinícola estabelecida na região, há mais de dez anos. O chef escocês Alex Floyd é quem assinará novamente o menu. Entre os pratos a serem servidos estão o tortelinni de cogumelos, broth de pato e chá lapsang souchong, o filet mignon Forestier com Bunn porcini, polenta cremosa e farofa de pinhão. Segundo os organizadores as vagas são limitadas e 90% dos ingressos já foram vendidos, o que comprova a grande adesão dos catarinenses ao evento. Os ingressos devem ser adquiridos com antecipação pelo site: www.gastronomadebrasil.com;




 

Viaje Legal do Ministério do Turismo orienta os turistas

slide6

Viajar muitas vezes é a realização de um sonho resultado de um longo período de trabalho e planejamento financeiro. Para evitar problemas e assegurar que o passeio não vire dor de cabeça é preciso tomar cuidado na hora de contratar o pacote de viagens. Para isso é fundamental verificar se a agência de viagens e demais prestadores estão cadastrados no Cadastur. O Cadastur do Ministério do Turismo é obrigatório para as empresas que atuam no setor. O MTur também conta com o site: Viaje Legal, com orientações e dicas para os turistas. É possível também baixar o Guia de bolso sobre o tema. “O Viaje Legal é uma ferramenta criado pelo Ministério do Turismo para auxiliar o turista na hora da contratação de viagens ou aquisição de produtos turísticos visando garantir que seus direitos sejam respeitados”, explica Isabel Barnasque, coordenadora geral do Turismo Responsável do Ministério da área.
Saiba mais: http://www.turista.turismo.gov.br/


 

Coluna anterior – https://regatanews.com.br/turismo-em-foco-com-a-jornalista-zeni-rates/


 

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.