Júlio Cardoso – Mar & Baleias

0
124

julio

 

 

GUERRA DAS BALEIAS.

 

Baleias jubarte defendem outras espécies atacadas por orcas!
As orcas, também chamadas injustamente baleias assassinas, na realidade não são nem baleias e nem assassinas! Orcas são da família dos golfinhos e não baleias e são topo de cadeia alimentar, predadoras impiedosas, incrivelmente inteligentes e atacam em grupo, sendo algumas subespécies de orcas especializadas em atacar filhotes de baleias, especialmente jubartes. Do outro lado as jubartes também são muito inteligentes e vivem em permanente conflito com as orcas.
As orcas (Orcinus orca) atuam em grupo, são ágeis, mas são bem menores com seus 6 a 7 metros e 2 a 4 toneladas enquanto as jubartes (Megaptera novaeangliae) chega a 16 metros e 40 toneladas. Muitos cientistas tem registrado um comportamento incrível das jubartes, que vem em defesa de outras espécies, como focas, leões marinhos, peixe-lua (mola mola) e mesmo filhotes de outras espécies de baleias quando atacadas por orcas. A explicação parece ser relativamente simples: instinto maternal! Ou seja uma orca percebida por uma jubarte atacando qualquer coisa, provoca uma imediata reação nas jubartes de buscar defender a presa sendo atacada da mesma forma que defenderia seus filhotes!

Tanto orcas como jubartes frequentam nossa costa e quem sabe um dia algum velejador ou navegante possa assistir uma dessas incríveis batalhas navais…