Curitiba – Governadores discutem Tratado Transpacífico e dívida dos estados com a União

0
290
Fotos: Jaqueline Noceti / Secom
Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo participou da troca de comando do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), nesta terça-feira, 7, em cerimônia no Palácio Iguaçú, em Curitiba, capital paranaense. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, passou o cargo de presidente ao governador do Paraná, Beto Richa. No encontro, os governadores também falaram sobre o Tratado Transpacífico e a renegociação da dívida dos estados com a União. A vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rosiane Modesto de Oliveira, representando o governador Reinaldo Azambuja, também participou.
“O tratado nos preocupa porque atinge profundamente o agronegócio, principalmente na área de carnes. Se o Brasil não reagir será muito prejudicado por causa das tarifas que vão inviabilizar a nossa exportação”, disse Colombo.

Parceria Transpacífico é um acordo de livre-comércio estabelecido entre 12 países (Japão, Brunei, Malásia, Cingapura e Vietnã), Oceania (Austrália e Nova Zelândia), América do Norte (Estados Unidos, Canadá, e México) e América do Sul (Peru e Chile), banhados pelo Oceano Pacífico, que representam 40% do PIB mundial. O tratado pode alterar profundamente o desenvolvimento do comércio mundial.
Colombo destacou ainda que espera que as barreiras, que estão sendo criadas por causa do tratado, não impeça a conquista dos mercados externos até agora. “Conquistamos as exportações de frango para o Japão e com esse acordo podemos ficar totalmente de fora da competição. Também vai atingir nossa economia na área de suínos e leite”.
Sobre a renegociação da dívida dos estados com a União o governador disse que aguarda, na próxima semana, uma reunião de entendimento com o governo federal. “Esperamos que se possa construir uma solução. Apresentamos uma proposta por meio dos secretários da Fazenda de todos os estados, que sugere uma carência de 24 meses, alongamento da dívida e cumprimento da lei que já está no congresso. Até o final do mês devemos ter uma solução”.

Durante o encontro, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Neuto de Conto, apresentou o balaço e os relatórios de 2015. “O Banco alcançou lucro líquido de R$ 262 milhões, o maior da história da instituição em seus 55 anos, o que representa um incremento de 24,11% frente a 2014. As contratações também cresceram 21,2% em 2015, comparando com 2014, atingindo R$3,35 bilhões”.

O Codesul
O conselho foi criado em 1961, por um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.



*EDIÇÃO DA REDAÇÃO/ EDITORIAL EDITION
*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
Facebook: https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
Issuu: https://issuu.com/regatanew_sc
http://www.dailymotion.com/adilson-pacheco1
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/adilson-pacheco-6337a24a