Balneário Camboriú -Cuidar da pele no verão é o segredo da estação

0
134

Para curtir o calor da estação com saúde, é importante abusar do protetor solar e investir nas roupas leves


Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Alex Ferrer/Agência A
Post – 18/12-10:44


 


O verão já está aí e com esse calor a vontade de praia só aumenta. Mas, com essa estação, também é importante redobrar o cuidado com a pele, afinal estar bonito é essencial. Então, pra não bobear na estação, que tal conferir as dicas de cuidado com a pele da Dra. Adriana Dal Bello?


 

Com o calor do verão, fica difícil resistir a praia, piscina, ao sol e ao mar. Porém, é nessa estação que a radiação solar tem um aumento em sua incidência e proporciona maior risco de queimaduras, envelhecimento acelerado da pele e até mesmo câncer. Por isso, os cuidados com a pele são essenciais e devem ser redobrados na estação.

Para não se arrepender depois, é importante reforçar o uso de protetor solar (com proteção contra raios UVA e UVB), diariamente, independente da exposição, ou não, direta ao sol. No caso de praia e piscina, deve-se utilizar um FPS 30 ou superior, para garantir o cuidado com a pele, como explica a Dra. Adriana Dal Bello. Além disso, é importante aplicar o filtro solar trinta minutos antes da exposição ao sol, para que a corpo possa absorver o produto. Outro cuidado necessário é quanto a reaplicação do mesmo, que deve ser feita de duas em duas horas. Mas atenção: em caso de sudorese intensa ou de contato com a água, esse tempo diminui.

Também é importante lembrar de passar o protetor uniformemente em todo o corpo, isso inclui nuca, pés e orelhas, que muitas vezes ficam esquecidos. Para as crianças, o cuidado deve ser redobrado, principalmente com aquelas que gostam de ficar na água.

Outro ponto importante da estação são as roupas utilizadas. Para atividades ao ar livre, vale investir em peças de algodão – que retém 90% da radiação solar, ou até mesmo roupas com fator de proteção UVA e UVB. Além disso, como aponta a Dra. Adriana, peças leves devem ser adotas e é importante ter cuidado com a cabeça e o rosto, mantendo-os sempre protegidos com o uso de chapéu ou boné. Para o guarda-sol ou barracas, é importante que o topo seja de algodão ou lona, para auxiliar na proteção contra a radiação UV. Os óculos de sol também têm a sua importância, pois auxiliam na prevenção de cataratas e lesões na córnea, então é válido sempre os ter por perto.

Com a maior exposição ao sol, também é importante aumentar a hidratação da pele. Para isso, vale ampliar a quantidade de líquidos ingeridos, principalmente água, sucos de frutas e água de coco. Depois de um banho frio ou morno, pra evitar o ressecamento da pele, utilize um bom hidratante corporal. E na alimentação, Adriana lembra do consumo da cenoura, mamão, beterraba e abóbora, que ajuda a reter as radiações ultravioletas através dos carotenóides, que também estão presentes em outros legumes ou frutas de cor vermelha ou alaranjada.