Campeão da Volvo Ocean Race será definido neste domingo

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 03. Heli LIVE as the fleet blast south, eyes set on The Hague. 23 June, 2018.

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 03. Heli LIVE as the fleet blast south, eyes set on The Hague. 23 June, 2018.

A manhã deste domingo (24) definirá o campeão da Volvo Ocean Race 2017-18. A regata entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda) é a última da temporada. O título está entre três equipes: MAPFRE, Dongfeng Race Team e Team Brunel. Quem chegar em primeiro é o campeão.

O MAPFRE lidera provisoriamente com o Dongfeng Race Team poucas milhas atrás. A diferença do primeiro ao sétimo não é maior do que 20 milhas.

A disputa é apontada como a mais apertada da história de 45 anos da Volta ao Mundo. Na última edição, por exemplo, o Abu Dhabi Ocean Racing chegou nas etapas finais com o título garantido.

Os barcos descem pela costa da Dinamarca neste sábado (23) e devem lidar com várias zonas de exclusão até a Alemanha. A aproximação a holandesa Haia deve ocorrer na madrugada de sábado.

Na ponta, o MAPFRE pode dar a um barco espanhol o primeiro campeonato da Volvo Ocean Race. O campeão olímpico Xabi Fernández está a cargo da façanha.

“Tivemos um começo ruim, mas depois voltamos muito bem e ficamos presos com Dongfeng o tempo todo. Eu posso ver o bigode de Charles (Caudrelier, comandante de Dongfeng)”, brincou Xabi Fernández.

Apenas dois atletas espanhóis foram campeões, mas com esquipes de outros países. O navegador Joan Vila estava no alemão Illbruck em 2001 e Chuny Bermudez de Castro com Abu Dhabi em 2014-15.

Com chances reais, o chinês Dongfeng Race Team espera definir tudo no sprint. “Eu acho que nós vamos dormir quando chegar a Haia. Nós só temos um pouco mais de um dia para completar e a Volvo Ocean Race. Temos que continuar fazendo de tudo”, contou Pascal Bidégorry.

O comandante Charles Caudrelier já foi campeão da regata, em 2011-12, com o Groupama 4.

Mais atrás, o Team Brunel ainda sonha, mas decisões equivocadas da equipe nos primeiros dias de prova podem ter tirado a chance de Bouwe Bekking, veterano de 8 regatas, ser vencedor.

Há também uma grande batalha na parte de trás da da tabela onde Turn the Tide on Plastic e SHK / Scallywag lutam até o fim pelo sexto lugar para evitar a lanterna.

A previsão de chegada em Haia aponta entre 9h e 13h de domingo

Todas as informações atualizadas minuto a minuto estão disponíveis em www.volvooceanrace.com.

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 3 on board AkzoNobel. 23 June, 2018.

Leg 11, from Gothenburg to The Hague, day 3 on board AkzoNobel. 23 June, 2018.

Classificação geral da Volvo Ocean Race após 10 etapas

1. MAPFRE – 65 pontos

2. Equipe Brunel – 65 pontos

3. Dongfeng Race Team – 64 pontos *

4. team AkzoNobel – 53 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 38 pontos

6. SHK / Scallywag – 30 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 29 pontos

* Um ponto adicional por ter feito mais milhas em menos tempo durante toda a prova

** Se houver empate na classificação geral, a Série In-Port servirá como desempate. O MAPFRE foi o campão das regatas costeiras