Atletas do YCB conquistam 2ª etapa do Circuito Sul-Americano de Águas Abertas

0
38

Equipe de maratonas aquáticas do Yacht Clube da Bahia vence competição em Fortaleza (CE)

A cidade de Fortaleza (CE) sediou a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas e a segunda etapa do Circuito Sul-Americano de Clubes da CONSANAT em paralelo. E a equipe do Yacht Clube da Bahia faturou seu primeiro título internacional ao vencer o evento continental.

O YCB foi campeão geral nas provas de 5 e 10Km do Brasileiro e vencedor geral na segunda etapa do Circuito Sul-Americano nas mesmas distâncias, superando equipes tradicionais brasileiras, além de nadadores de países vizinhos.

Nos 10k, a equipe do YCB fez 648 pontos contra 386 pontos do Clube Curitibano e 351 pontos do Itamirim Novos Cielos. Nos 5km, o resultado foi: Yacht Clube da Bahia com 409, Itamirim Novos Cielos com 339 e Flamengo com 269 pontos.

No geral masculino, Henrique Figueirinha venceu a prova, seguido pelos companheiros de clube Ronaldo Zambrano e Arthur Pazos Brito. Na versão juvenil, Marcus Vinicius Carmo foi o campeão

”Esse título só ratifica a evolução que a equipe de maratonas e o time do Yacht Clube da Bahia apresenta nesses anos, galgando resultados novos, resultados individuais e agora uma conquista por equipe muito importante para o clube”.

”E os próximos passos eu acho que acredito é seguir firme nesse circuito Sul-Americano tentando pontuar o máximo para buscar o título, ou estar entre os três melhores clubes da América do Sul de maratonas aquáticas”, contou Luiz Arapiraca, treinador da equipe.

Esse ano, a Confederação Sul-Americana criou um circuito alternativo de maratonas aquáticas, que são compostas por quatro etapas. Foi a primeira no Uruguai, a segunda agora em Fortaleza, a terceira na Copa Pacífico, que vai ser no Equador, e a quarta será em Salvador (BA), na Praia de Inema.

Cada etapa é composta por três dias de competição. Um dia é revezamento por categoria, no outro dia os 10 quilômetros e por último os 5 quilômetros. O sistema é um pouco diferente do campeonato brasileiro, pois tem prova de revezamento também.

Revezamentos do Circuito Sul-Americano:

Equipe campeã do revezamento Juvenil (Lízian Simões, Maria Paula Esper, Marcus Vinícius Carmo e Eduardo Mustafa);
Tivemos Felipe Regis e Luísa Sugimoto nadando no revezamento Infantil do Brasil e conquistando o 1º lugar;
Tivemos Henrique Figueirinha nadando no revezamento sênior do Brasil e ficando em 2º lugar;

Prova 10Km Geral Masculino Brasileiro e Sul-Americano:
1º Henrique Figueirinha;
2º Ronaldo Zambrano;
3º Arthur Pazos.

Prova 10Km Campeonato Brasileiro Masculino por categorias:
1º Eduardo Mustafa – Juvenil;
1º Arthur Pazos – Júnior;
1º Henrique Figueirinha – Sênior;
2º Ronaldo Zambrano Sênior;

Prova 10Km Geral Feminino Brasileiro e Sul-Americano:
2º Lízian Simões;

Prova 10Km Campeonato Brasileiro Feminino por categorias:
3º Luísa Sugimoto – Juvenil;
1º Lízian Simões – Júnior;

Prova 10Km Circuito Sul-Americano Feminio por categorias:
1º Luísa Sugimoto – Infantil;
2º Lízian Simões – Juvenil;

Prova 10Km Circuito Sul-Americano Masculino por categorias:
2º Felipe Regis – Infantil;
1º Marcus Vinícius Carmo – Juvenil;
2º Eduardo Mustafa – Juvenil;
1º Arthur Pazos – Júnior;

Prova 5Km Geral Feminino Brasileiro e Sul-Americano:
1º Lízian Simões.

5Km Geral Masculino Brasileiro e Sul-Americano:
1º Henrique Figueirinha.

Premiação por Clubes:
YCB Campeão Geral 5 e 10Km da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro;
YCB Campeão Geral por Clubes na 2ª etapa do Circuito Sul-americano;
1º título internacional por Clubes de Maratonas Aquáticas conquistado pelo YCB.
Sabia que você também pode patrocinar o esporte do Yacht Clube da Bahia?

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9186 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: YCB Esportes