Em parceria com a Nike, IEE inscreve alunos em projeto de bolsas de estudo para jovens negros

0
50

É o terceiro ano em que o Instituto Esporte e Educação participa da iniciativa, realizada juntamente com o Somos CIEE e o Corinthians. Bolsista do projeto, a ex-aluna Daniela Divino é hoje estagiária do Núcleo Jaguaré e cursa educação física

O Instituto Esporte e Educação (IEE) é um dos parceiros da Nike no projeto que destina 20 bolsas de estudo a jovens negros da região metropolitana de São Paulo. E, pelo terceiro ano seguido, o IEE estará inscrevendo seus alunos na iniciativa, realizada pela Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), juntamente com o Somos CIEE e o Corinthians. É a segunda fase do projeto, iniciado em 2022, que se estenderá agora por quatro anos, até 2028.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a representatividade negra na gestão do esporte, ampliando o acesso ao ensino superior e promovendo a inclusão no mercado de trabalho, comprometida com a construção de uma sociedade com mais respeito e oportunidades.

Entre os jovens que já participaram do projeto, em sua primeira fase, está uma ex-aluna do Instituto.  Bolsista do programa, Daniela Divino, 23 anos, cursa o terceiro ano de educação física e, hoje, é estagiária do Núcleo Jaguaré, do Projeto Rede de Núcleos do IEE, exemplo de sucesso da iniciativa.

“Estou no Instituto Esporte e Educação desde 2015, sendo aluna, jovem monitora e, hoje, estagiária do Núcleo Jaguaré. Em maio de 2022, fui uma das bolsistas contempladas, o que tem proporcionado grandes momentos para o meu desenvolvimento e a realização de poder concluir a primeira faculdade. Tem sido um sonho essa conquista”, conta Daniela.

“Além da faculdade, sou estagiária no Instituto, onde tenho aprendido tantas coisas. E poder atuar no Núcleo onde eu iniciei, em 2015, tem sido algo muito importante. Quero que mais crianças e jovens tenham seus sonhos realizados, assim como os meus têm sido. É o que desejo a todos os que são atendidos pelo Instituto. O IEE tem impacto não só na minha vida, mas de tantas outras crianças e jovens, a partir do esporte”, afirma.

“Eu agradeço muito a todos, principalmente ao professor Ivan Teixeira, que apoiou e incentivou para que essa oportunidade  pudesse acontecer e ser incrível. Quando construímos juntos, firmamos laços especiais”, completa.

O projeto – As bolsas são 100% integrais e fazem parte do curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que conta com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Os estudantes aprovados também receberão uma bolsa auxílio e suporte financeiro durante todo o período de formação para custeio de transporte e alimentação, além de apoio psicossocial e profissional a ser conduzido pelo Somos CIEE. As inscrições vão até o próximo dia 15.

Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes dos programas sociais apoiados pela Nike em São Paulo, outras nove são para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados do Corinthians. O IEE participa ao lado de Associação Naurú (Santo André), Casa Florescer (São Paulo), Instituto Janeth Arcain (Santo André), Instituto JB12 (Guarulhos), Nix Diversidade – a partir dos coletivos Angels Volley e Real Centro F.C (São Paulo), ONG Social Skate (Poá) e Projeto Vida Corrida (São Paulo).

Para concorrer a uma das bolsas é preciso ser pessoa negra (preta ou parda), ter cursado ensino médio completo em escola pública, ser a primeira graduação, residir na cidade de São Paulo ou Região Metropolitana e ter prestado ENEM a partir de 2019 – pontuação maior ou igual a 400 e não ter zerado em redação.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISA CTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Foto: IEE / Divulgação