Lola Cars e Fórmula E aumentam parceria até 2030

0
41

A participação da Lola na Fórmula E marca o início do seu foco em eletrificação, hidrogênio e combustíveis sustentáveis

Após o anúncio de seu aguardado retorno ao automobilismo competitivo, a Lola Cars (Lola) revelou nesta segunda-feira (3) que sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E também se estenderá para a era GEN4. Esse compromisso entre a marca tradicional do automobilismo e a categoria 100% elétrica vai até pelo menos 2030.

A Lola Cars possui mais de 500 vitórias no esporte e ingressará na Fórmula E como fabricante a partir da próxima temporada, para a nova era GEN3 Evo. O foco da montadora inglesa será na eletrificação, hidrogênio e combustíveis sustentáveis.

A marca já estará na categoria em 2025, marcando seu retorno ao automobilismo. A Lola Cars se junta a outras três grandes fabricantes – Nissan, Porsche e Jaguar – também se comprometeram com a era GEN4.

”A confiança da Lola Cars na F-E é um testemunho de nossa capacidade de atrair os maiores nomes do automobilismo, bem como nossa ambição conjunta de continuar a fazer crescer este campeonato. É um enorme privilégio para nós, e mal podemos esperar para ver o que eles podem fazer no próximo ano”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

A tecnologia da próxima geração GEN4 da Fórmula E será introduzida na temporada 13 (2026/27) e inclui avanços incomparáveis em eficiência, desempenho e segurança. Alinhada com os objetivos da Lola de desenvolver ainda mais a tecnologia de mobilidade sustentável, recursos avançados como tração nas quatro rodas e maior eficiência proporcionarão um novo desafio técnico para o fabricante britânico em um grid já competitivo que inclui algumas das principais equipes da indústria do motorsports.

Embora os detalhes técnicos específicos para a era GEN4 ainda não tenham sido revelados pela FIA e pela Fórmula E, é confirmado que os carros terão 600kW de potência, em comparação com os 350kW da era GEN3, e 700kW de frenagem regenerativa, em comparação com os atuais 600kW – um aumento significativo.

”A Fórmula E é uma plataforma ideal para o desenvolvimento de powertrains e software que podemos utilizar em aplicações automotivas. Sentimos que a oportunidade de inovação nesta série só aumentará à medida que o desempenho dos carros e a tecnologia se desenvolvem, proporcionando um maior escopo para desenvolver tecnologias inovadoras no automobilismo global e no espaço mais amplo de transporte com zero emissões”, contou Mark Preston, Diretor de Automobilismo da Lola Cars Ltd.

Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Esportes de Circuito da FIA, também falou sobre este anúncio. “A Lola é um nome sinônimo de sucesso no esporte e estamos ansiosos para ver o que eles podem realizar agora no auge das corridas elétricas de monopostos”.

Em sua reta final, a Fórmula E 2024 tem pela frente mais duas rodadas duplas para encerrar a temporada. A próxima parada será em Portland, nos Estados Unidos, nos dias 29 e 30 de junho. 

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos

2º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) –  142 pontos

3º -Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 132 pontos

4º – Oliver Rowland (Nissan) – 131 pontos

5º – Jake Dennis (Andretti) – 113 pontos

18º – Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) – 11 pontos

24º – Lucas di Grassi (ABT Cupra)- 2 pontos

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º – Jaguar TCS Racing – 299 pontos

2º – TAG Heuer Porsche – 226 pontos

3º – Nissan – 157 pontos

4º – DS Penske – 154 pontos

5º – Andretti – 153 pontos

9º – ERT FORMULA E TEAM – 23 pontos

10º – ABT CUPRA – 20 pontos

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E