Formula E: Brasileiro sofre punição dupla na corrida 2 em Xangai

0
39

Brasileiros não pontuaram neste domingo (26); próximas etapas terá disputa entre equipes de Di Grassi e Sette Câmara

Os brasileiros da Fórmula E encerraram sua participação no E-Prix de Xangai do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E fora da zona de pontuação, neste domingo (26). Lucas Di Grassi  (ABT Cupra) ficou em 19º na segunda corrida.

E sofreu uma punição dupla que terá consequências no próximo desafio da competição, em Portland, nos Estados Unidos. Já Sérgio Sette Câmara (ERT) terminou com o 18º lugar. 

O vencedor da corrida 2 no Circuito Internacional de Xangai foi o português Antônio Félix da Costa (Porsche TAG Heuer), que assumiu a liderança na metade da prova e soube administrar a prova até o final. O pódio teve ainda o britânico Jake Hughes (NEOM McLaren), pole position, e o francês Norman Nato (Andretti). 

Sérgio Sette Câmara e Lucas Di Grassi largaram na oitava e décima fila, respectivamente, após terminarem os treinos de classificação sem avançar para a fase de duelos. Ambos correram no pelotão de fundo, tentando poupar bateria para o final da prova. 

Para Di Grassi, que chegou ao top 10 na corrida de sábado (25) e pontuou pela segunda vez na temporada, a prova final em Xangai trouxe problemas adicionais. O brasileiro foi punido por empurrar Dan Ticktum (ERT) para fora da pista na curva 12.

Também foi considerado culpado pela direção de prova por forçar o indiano Jehan Daruvala (Maserati) para fora do traçado na curva 6. Como terminou a corrida fora da zona de pontuação, perdeu seis posições no grid de largada da corrida 1 do E-Prix de Portland, nos Estados Unidos. 

“Esse ponto no sábado foi um dos mais batalhados que você pode imaginar”, destacou Di Grassi. “Agora temos que pensar nas próximas etapas. O E-Prix de Portland tem um circuito de alta velocidade. No de Londres, a pista é apertada, e a classificação será muito importante. Nós reduzimos a diferença para o nono lugar no Mundial de Equipes e o foco é fechar a temporada numa posição acima.” 

Após os resultados em Xangai, a equipe tem Di Grassi em 24º e o sul-africano Kelvin Van der Linde em 25º. À frente da ABT Cupra está a ERT, time de Sérgio Sette Câmara. Mesmo sem pontuar em Xangai, o brasileiro manteve a 18ª posição na classificação geral, numa dobradinha com o colega britânico Dan Ticktum, em 17º.  

“Não foi um domingo dos melhores. Dava para ter qualificado bem no treino se eu tivesse acertado a volta. Mas acho que o 18º era o máximo que dava para fazer na corrida, porque o contraste de ritmo entre os outros carros e o nosso nessa pista é absurdo. Vamos ver o que podemos fazer para Portland, temos um mês de trabalho”, analisou o mineiro Sérgio Sette Câmara.

Em sua reta final, a Formula E tem pela frente mais duas rodadas duplas para encerrar a temporada 2024. A próxima parada será em Portland, nos Estados Unidos, nos dias 29 e 30 de junho. 

Leia mais aqui — https://www.fiaformulae.com/en/news/496462

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos

2º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) –  142 pontos

3º -Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 132 pontos

4º – Oliver Rowland (Nissan) – 131 pontos

5º – Jake Dennis (Andretti) – 113 pontos

18º – Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) – 11 pontos

24º – Lucas di Grassi (ABT Cupra)- 2 pontos

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º – Jaguar TCS Racing – 299 pontos

2º – TAG Heuer Porsche – 226 pontos

3º – Nissan – 157 pontos

4º – DS Penske – 154 pontos

5º – Andretti – 153 pontos

9º – ERT FORMULA E TEAM – 23 pontos

10º – ABT CUPRA – 20 pontos

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E