Barco Brasil disputa regata Ubatuba Ilhabela com convidados

0
67

Equipe de José Guilherme Caldas e Luiz Bolina estará em ação no próximo fim de semana

A dupla que dará a volta ao mundo na regata Globe 40 fez treinamentos neste fim de semana em Ilhabela (SP) visando a preparação para o desafio ao redor do planeta. Os velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina treinaram manobras com o Mussulo 50, já que o Classe 40 está sendo preparado em La Corunha, na Espanha.

O nome da equipe é Barco Brasil e a regata Globe 40 será nos anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa. Serão mais de 30.000 milhas de desafio.

No próximo final de semana, ao lado de convidados, Luiz Bolina comandará o Tutatis na Ubatuba-Ilhabela, prova de pouco mais de 20 milhas no litoral norte paulista. Mais de 100 veleiros estarão na disputa. O barco de cor branca está adesivado com a marca do projeto de volta ao mundo.

A largada da Ubatuba-Ilhabela será no dia 31 de maio no Ubatuba Iate Clube e a chegada na Ponta das Canas de Ilhabela, com festa no Píer da Vila.

”As regatas em duplas e até mesmo em equipes serão importantes neste um ano de preparação para a Globe40. As travessias nos dão cada vez mais entrosamento e atraem também a torcida da comunidade náutica, que aceitou muito bem o projeto do Barco Brasil , disse Luiz Bolina.

José Guilherme Caldas estará na próxima semana na Europa para visitar o barco Class40 n°151, que está no estaleiro do Roberto Bermudez, mais conhecido como Chunny Bermudez. 

Após a Ubatuba-Ilhabela, a equipe participará do Vela Show em Ilhabela (SP) na segunda semana de junho, em paralelo com a etapa Warm Up da Copa Mitsubishi 2024. A dupla está confirmada na Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 20 a 27 de julho e na Refeno – Recife Noronha, em setembro.

Esta será a segunda campanha brasileira oficial numa volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco na disputa pelos mares do mundo.

As bases do projeto Barco Brasil são Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A dupla disputará vários eventos ao longo dos próximos anos apresentando o projeto para a comunidade náutica. 

Leia mais sobre o Barco Brasil

Foto: Flávio Perez | On Board Sports