Parceria IEE e SESC capacita 750 professores do litoral sul paulista

0
29
iee

Com conceitos do Sistema S.I.M, voltado a crianças neuroatípicas, a formação do Instituto Esporte e Educação reunirá esta semana professores e educadores de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

Uma parceria entre o Instituto Esporte e Educação (IEE) e o SESC chega ao litoral sul paulista para levar o S.I.M. para a Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se – a 750 professores e educadores que atuam em escolas públicas. O objetivo da capacitação é ampliar as possibilidades de organização e aplicação de projetos e programas de esporte para crianças neuroatípicas.

A formação será realizada em três unidades do SESC: nesta terça-feira (7), em Itanhaém, reunindo as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe; na quarta-feira (8) em Praia Grande; e na quinta-feira (9) em Santos, envolvendo os municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. Os profissionais serão divididos em dois períodos: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O S.I.M. para a Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se – é um sistema que ajuda a organizar, sistematizar, planejar e aplicar uma pedagogia coerente com os desafios da inclusão e da aprendizagem de crianças neurodivergentes. Uma pedagogia inclusiva que sensibiliza, inspira e move os professores ao ensino do esporte para as crianças e jovens neuroatípicos e com deficiência.

Professores e educadores receberão formação com foco na construção de competências pedagógicas para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nas aulas e atividades de educação física.

Na formação será apresentado o conceito de Inclusão – Nuances (aproximações) entre as práticas de exclusão, segregação, integração e inclusão na educação física, assim como os marcos legais que orientam para uma prática pedagógica inclusiva no ensino do esporte para as crianças e jovens.

“Estaremos destacando fundamentos e conceitos, práticas e intervenções pedagógicas na formação voltada para a inclusão a esses profissionais do litoral sul paulista”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Foto: IEE / Divulgação