11º Juntos pelo Rio – Hora de coletar lixos nos rios de Itajai

0
91
Embarcações já podem se inscrever para o 11º Juntos pelo Rio_143540-Fotógrafo(a) _ Marcos Porto

Na única cidade do Continente sul-americano, Itajai,  a sediar o maior evento de vela do planeta, The Ocean Race e assinar a Declaração Universal dos Direitos dos Oceanos apresentada aos membros da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro de 2023 pelo presidente da organização da regata volta ao mundo Richard Brisius abre inscrições para proprietários de embarcações interessados em participar do 11º Juntos pelo Rio.

Um detalhe –  Cuidar dos mares é dever de todos e a The Ocean Race se comprometeu em ser um catalisador de mudanças e inspirar os amantes do esporte a pensar em ações sustentáveis

–  sede pela quinta  vez da The Ocean Race  já estão  abertas as inscrições para os interessados em participar com embarcações da décima primeira edição do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti.

A ação, organizada pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajai  e do Semasa, acontece no sábado (23). Os proprietários de embarcações voluntárias devem enviar um e-mail para meioambiente@portoitajai.com.br, com a documentação de registro da embarcação e habilitação do piloto, além da capacidade de pessoas a bordo.

“Convidamos os proprietários de embarcações a se engajar no mutirão e nos auxiliar nesta iniciativa pela preservação dos nossos rios. Os barcos são fundamentais para levar os voluntários para remoção dos resíduos que se acumulam nas margens”, comenta Médelin Pitrez dos Santos, uma das organizadoras do evento. Os barcos de baixo calado, as canoas, os caiaques e os jet skis são fundamentais para as operações.

O Juntos Pelo Rio promovido anualmente –  começa às 8h e vai até o meio-dia de sábado.

A novidade é que o ponto de limpeza no Itamirim Clube de Campo estará aberto à comunidade.

A instituição participa da ação limpando as áreas do entorno do rio Itajaí-Mirim nas proximidades da sede. Já para a limpeza do rio Itajaí Açu, Baía Afonso Wippel, Beira-Rio, Molhes e Praia do Atalaia, os voluntários se reunirão na Marina Itajaí e no estacionamento dos Molhes da Barra, para realizar o mutirão.