Wehrlein vence carros da Jaguar e conquista a pole position do E-Prix da Cidade do México

0
57

Piloto da TAG Heuer Porsche derrotou os carros com powertrain da equipe britânica durante a fase de playoffs e conquista a primeira pole da temporada

Os primeiros três pontos da 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foram conquistados por Pascal Wehrlein, piloto alemão da TAG Heuer Porsche, que venceu na fase de playoffs do treino classificatório três carros com powertrain da Jaguar e conquistou a primeira Julius Baer Pole Position desta edição do mundial.

De fato a sessão classificatória foi dominada pelos carros que utilizam o powertrain da Jaguar. As duplas de pilotos da Jaguar TCS Racing e da Envision Racing avançaram para os playoffs, e três dos quatro carros marcaram presença na semifinal. Porém, foi justamente o único carro de powertrain da Porsche que faturou a pole e os três e os três pontos.

A briga entre Wehrlein e os carros da Jaguar já foi firme na fase de grupos. Participando da sessão pelo grupo 1, Wehrlein só conseguiu garantir sua presença nos playoffs nos segundo finais, com o quarto lugar em grupo que foi liderado por Robin Frijns (Envision Racing), seguido por Stoffel Vandoorne (DS Penske) e Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing).

Disputando no Grupo 1 e pole position na Cidade do México na temporada passada, Lucas di Grassi não conseguiu tirar muito de sua ABT Cupra e em nenhum momento conseguiu ficar dentro da zona de classificação para os playoffs. O brasileiro até escapou na sua ultima tentativa e acertou a parte traseira do carro na barreira de pneus de uma da scurvas do Autódromo Hermanos Rodriguez.

No Grupo 2 o domínio foi de Maximilian Günther (Maserati MSG Racing), seguido por Jake Hughes (NEOM McLaren), Sebastien Buemi (Envision Racing) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing). O brasileiro Sérgio Sette Câmara até chegou a cravar o segundo melhor tempo do grupo durante a sessão, mas foi superado pelos demais.

Nos playoffs, cada duelo contou com um dos carros de powertrain da Jaguar, sendo que três deles venceram seus duelos, mostrando que os carros que utilizam o trem de força da montadora britânica seguem favoritos, juntos com os carros de powertrain Porsche.

Os dois pilotos da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, além e Sebastien Buemi, passaram para a semifinal. O único piloto de Jaguar que foi derrotado nas quartas de final foi Robin Frijns, que perdeu o duelo para Pascal Wehrlein.

Nas semifinais, Wehrlein venceu Nick Cassidy em um duelo que foi decidido nos detalhes. Já Sebastien Buemi não deu muitas chances para Mitch Evans. Como ambos os pilotos da Jaguar receberam a punição de perda de uma posição no grid de largada, Maximilian Günther herdou o terceiro lugar, a frente da dupla de neozelandeses.

No duelo que valeu a Julius Baer Pole Position, Pascal Wehrlein mostrou toda a sua competência no Hermanos Rodriguez e garantiu a posição de honra do grid de largada, garantindo seus primeiros pontos na temporada, em uma pista onde tem sido protagonista desde a sexta temporada, quando viu sua priemira vitória escapar nos últimos metros quando ficou sem energia e foi superado por Di Grassi.

A tão sonhada primeira vitória de Wehrlein na Fórmula E também foi no México, na oitava temporada, quando a Porsche não só venceu pela primeira vez, mas conquistou uma dobradinha com André Lotterer em segundo. Ano passado, Wehrlein terminou a prova em segundo, atrás de Jake Dennis, que no fim foi o campeão da temporada.

A largada do E-Prix da Cidade do México, a primeira das 16 provas da temporada 2024 da Fórmula E será às 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no BandSports (TV Fechada),e  também no YouTube, nos canais Grande Prêmio e GOAT.

Confira abaixo a ordem do grid de largada para o E-Prix da Cidade do México 2024:

1º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche

2º Sebastien Buemi – Envision Racing

3º Maximilan Guenther – Maserati MSG Racing

4º Nick Cassidy – Jaguar TCS Racing

5º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing

6º  Jake Hughes – NEOM McLaren

7º Robin Frijns – Envision Racing

8º Stoffel Vandoorne – DS Penske

9º Sacha Fenestraz – Nissan

10º Jean-Eric Vergne – DS Penske

11º Sam Bird – Neom McLaren

12º Nico Mueller – ABT Cupra

13º Norman Nato – Andretti Formula E Team

14º Jake Dennis – Andretti Formula E Team

15º Edoardo Mortara – Mahindra Racing

16º Antonio Félix da Costa – TAG Heuer Porsche

17º Jehan Daruvala – Maserati MSG Racing

18º Sérgio Sette Câmara – ERT Formula E Team

19º Lucas di Grassi – ABT Cupra

20º Oliver Rowland – Nissan

21º Dan Ticktum – ERT Formula E Team

22º Nick de Vries – Mahindra Racing

 

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: FIA Fórmula E