Homologado pela World Rugby, Campo do CERET é inaugurado e está pronto para jogos

0
86

Em solenidade realizada neste sábado (16) na zona leste paulistana, o campo foi entregue para a comunidade do rugby

Com a presença de autoridades, praticantes e dirigentes do rugby a nível estadual e nacional, foi inaugurado o Campo de Rugby do Parque CERET, agora com gramado sintético e homologado pela World Rugby, entidade máxima do esporte. A FPR – Federação Paulista de Rugby será a responsável pelo local.

A reforma do local teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da prefeitura da capital, do vereador Coronel Salles e contou com a supervisão técnica da Federação Paulista de Rugby. Com um investimento de mais de R$ 20 milhões, os campos de futebol também foram renovados, assim como melhorias na iluminação do ginásio, a pista de atletismo, arquibancadas e vestiários. Todos foram entregues na solenidade deste sábado no Parque CERET, que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.

O prefeito da capital paulista cortou a faixa e acompanhou a partida inaugural do campo de rugby ao lado do secretário de esportes, Cacá Viana, e do vereador Coronel Salles, a qual foi realizada por crianças que participam de projetos apoiados pela Federação Paulista de Rugby.

“Hoje é um dia muito especial para a nossa comunidade, com a inauguração do nosso campo no CERET, que vai fazer uma diferença enorme para nós, com um gramado sintético aprovado e homologado pela World Rugby. Agora, poderemos realizar jogos com muito mais frequência aqui no CERET, treinos durante a semana, e vai ser muito mais utilizado e com uma manutenção muito mais simples”, Fabio Mariz, presidente da FPR – Federação Paulista de Rugby.

“Temos que agradecer muita gente que durante todos esses anos nos apoiaram, principalmente nessa fase da reforma como o prefeito Ricardo Nunes, o Secretário de Esportes Cacá Viana, o vereador Coronel Salles, que é um grande parceiro nosso e junto com o seu filho João Salles, que joga pela PUC, a Carol Anacleto que é diretora do Parque CERET, e obviamente temos que agradecer aqueles que vieram antes de nós e conseguiram este espaço há 15 ou vinte anos atrás, como o Eduardo Pacheco e o Renato, e os que estão hoje nos auxiliando como o Yan, o Fester e o Fernando Portugal, que fez e fazem a história do rugby aqui no CERET.”

Atletas do Tupis e Yaras (as seleções nacionais de rugby) e de clubes paulistas também marcaram presença na solenidade, assim como a CEO da CBRu – Confederação Brasileira de Rugby, Mariana Miné, que falou sobre a importância do Campo de Rugby do CERET para a modalidade.

“Como é bom estar aqui e poder celebrar a reinauguração deste campo maravilhoso. O CERET tem uma história gigante dentro do rugby brasileiro, foi palco de grandes momentos e decisões, e tem muito mais para acontecer nesse campo que ficou sensacional, e aprovado pela World Rugby. Acredito que temos muito a celebrar e por essa conquista do rugby brasileiro e da Federação Paulista”, comentou Mariana Miné, CEO da CBRu.

Como mencionado pela CEO da CBRu, o Campo de Rugby do Ceret é um dos celeiros do rugby brasileiro desde os anos 2000, sendo palco de diversos campeonatos da modalidade neste período. As equipes que não têm estádio próprio podem mandar seus jogos na Zona Leste. Vale reforçar que os times paulistas são os mais fortes do país, dominando os resultados de torneios nacionais há décadas.

O gramado, que será usado nas partidas chanceladas pela SP Rugby, pode receber 30 horas de jogos por semana e conta com as condições ideais de amortecimento e durabilidade para a prática da modalidade.

Com uma área total de 286 mil m², o CERET oferece uma estrutura impressionante para a prática esportiva e atividades físicas, incluindo campos de futebol, quadras de vôlei, quadra de vôlei de praia, quadras de basquete, quadras poliesportivas, campo de rugby, quadra de tênis, pista para caminhada, pista de atletismo, salas de ginástica, academias ao ar livre, entre outros espaços.

 

Sobre a Federação Paulista de Rugby

A SP Rugby – Federação Paulista de Rugby foi fundada em 2006 para representar todos os clubes e fomentar o Rugby no Estado de São Paulo. Entre seus valores estão: fazer do Rugby paulista o melhor, desempenhando um papel fundamental no crescimento e na promoção do esporte, ajudando a formar novos jogadores, treinadores, árbitros e administradores.

Filiada à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a Federação atua como uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento, divulgação e coordenação do rugby em suas diversas modalidades e categorias dentro do estado.

A entidade organiza seleções locais para a disputa de campeonato nacionais, além de fortalecer as categorias de base da modalidade.

A Federação Paulista de Rugby é responsável por organizar torneios, campeonatos e eventos relacionados ao rugby, tanto para equipes masculinas quanto femininas, em diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

Foto: On Board sports