Cidade baiana comemora volta de projeto social esportivo

0
116

Promovido e realizado pela instituição social De Peito Aberto por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto “Esporte na Cidade” está de volta à cidade baiana de Candeias, localizada na região metropolitana de Salvador.  Após seis anos, a iniciativa irá retomar as aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol para crianças e adolescentes da região.

Com orientação do professor Diego Inácio Oliveira Moreira, as atividades são realizadas sempre no contraturno escolar, na quadra do Colégio Estadual Cidade Candeias.  

Formando em Educação Física, Diego, que também foi o professor da primeira edição do Projeto, não esconde a felicidade em retomar as atividades no local. “Alguns alunos estão retornando ao projeto, estou muito feliz em reencontrá-los. Como moramos no mesmo bairro, eles sempre me perguntavam quando o projeto iria voltar. Criou-se um laço”, explica o professor.

Diego lembra de encontrar crianças que tinham vontade de participar, mas ainda não tinham a idade adequada para as atividades.  “O mais legal é que tem aluno que não tinha idade na época e hoje pode participar, caso do Nicolas que, em 2017, tinha apenas 5 anos”. Para participar, os alunos precisam ter entre 7 e 17 anos.

O tempo sem atividades esportivas também tiveram consequências negativas para a comunidade local.  “Estamos em um bairro com uma certa vulnerabilidade. A importância das atividades esportivas é enorme, pois evita o contato com o mundo do tráfico, que expõe as crianças a situações muito ruim”, conta Diego.    

Hoje com 17 anos, Gabriel foi aluno da primeira fase do Projeto. Na época, com 11 anos, teve a oportunidade de realizar os primeiros treinos no futsal.

“Foi o meu primeiro treino de verdade. Hoje, é o que mais gosto de fazer (jogar futebol)”.  A volta do Esporte na Cidade em Caieiras também é a volta do sonho de Gabriel. “Eu tenho esse sonho desde criança, sempre quis ser jogador. Ainda sonho, não desisti”.