Reta final da contagem regressiva: a largada é dia 23 para a Refeno 2023

0
189

As velas estão prontas para serem içadas! No dia 23 de setembro, um sábado, acontece a partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha – Refeno. Dia de colorir o Marco Zero do Recife com barcos e as tripulações que vão iniciar a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.

Todos os detalhes da Refeno 2023 serão repassados à imprensa na coletiva marcada para a próxima quarta-feira (13/09), às 13h, no Restaurante Chicama, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Até agora 95 barcos, de 15 estados do Brasil e três estrangeiros – sendo dois da Argentina e um da África do Sul -, estão inscritos na Maior Regata Oceânica da América Latina. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento.

A Refeno deste ano tem uma grande novidade, deixando o evento ainda mais sustentável. Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. A plataforma de gestão de inventário de gases do Efeito Estufa, desenvolvida pela Ambipar Group, vai realizar a mensuração das emissões no evento, para classificar e quantificar as emissões de gases do Efeito Estufa. Com isso, vamos contribuir com a descarbonização e, consequentemente, diminuir o impacto climático.

Vale a pena reforçar que será um procedimento que engloba toda a programação da Refeno, não apenas a regata. Ou seja, toda a energia gerada nos 11 dias do evento, com shows, palestras, atividades, alimentação e outras ações. Sem contar que, apenas o barco de apoio da travessia consome 5 mil litros de diesel.

ADRENALINA PURA

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura já está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.

Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.

FITA AZUL

O atual Fita Azul da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Huzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos.  Com um detalhe: ele velejou sozinho, como presente de 50 anos. O Aventureiro estará de novo na disputa esse ano.

O INÍCIO

A primeira edição da Refeno foi organizada em 1986, graças ao sonho do velejador Maurício Castro, idealizador da regata. Hoje a Refeno se tornou um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, inclusa no calendário de velejadores nacionais e de fora do país.