Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti mobilizou mais de 1,4 mil voluntários em Itajaí e Navegantes

0
189

O mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti mobilizou mais de 1,4 mil voluntários em Itajaí e Navegantes, neste sábado (25) pela manhã, para a limpeza do Rio Itajaí-Açu e sensibilização da comunidade. A 10ª edição recolheu resíduos não-recicláveis e recicláveis das margens dos rios e abordou temas como a preservação da água e o combate ao mosquito transmissor da dengue, por meio de oficinas de educação ambiental e blitz educativa.

A 10ª edição do Juntos Pelo Rio é promovida pelo Município de Itajaí, através do Semasa e Porto, com apoio de diversos órgãos, públicos e privados. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, data celebrada na última quarta-feira (22), que busca a conscientização sobre o consumo da água. Ao todo, já foram recolhidas mais de 90 toneladas de resíduos desde a primeira edição e mais de 6 mil voluntários já participaram do evento. Os resultados somente desta edição devem ser divulgados na próxima semana.

O mutirão realizado pelos mais de 1,4 mil voluntários coletou resíduos orgânicos e recicláveis ao longo das margens dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim e seu entorno. Ao todo, 25 embarcações também se envolveram na ação. O lixo é recolhido separadamente para que os despejos possam ser encaminhados corretamente às cooperativas que farão a segregação dos recicláveis. Os participantes, de todas as idades, se dividiram em pontos estratégicos do município, com ponto de partida na Marina Itajaí e no estacionamento dos Molhes da Barra.

“Melhor do que explicar a importância de preservar o meio ambiente, é trazer as crianças para a prática neste mutirão. Se cada um fizer a sua parte e, no dia a dia, conseguir ensinar para as crianças, que são nosso futuro, acredito que começaremos a ter uma grande diferença a longo prazo”, destacou a voluntária, Vitória Beatriz Batista, que participou do evento acompanhada da filha Serena.

Além do mutirão de limpeza, a ação contou com oficinas de educação ambiental realizadas por parceiros do evento para atrair a atenção e a participação de toda a comunidade. Estas atividades aconteceram simultaneamente ao mutirão, em frente à sede da Associação Náutica de Itajaí (ANI), na avenida Beira-Rio. O evento contou ainda com uma blitz educativa sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti com participação dos agentes de endemias do município, agentes de trânsito da Codetran (Coordenadoria de Trânsito de Itajaí), Guarda Municipal e do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré.

 

Legado de sustentabilidade

“É muito gratificante chegar a 10ª edição do evento com tanta participação da comunidade e tantos parceiros. Este é um legado que deve conscientizar as pessoas para sua rotina ao longo de todo o ano, não apenas no evento. Estamos muito felizes em realizar mais um Juntos pelo rio às vésperas da The Ocean Race 2023, que foi o evento que inspirou essa ação” comenta Natália Pires, Relações Públicas do SEMASA.

A ação é um dos legados de sustentabilidade da The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada na primeira passagem da regata por Itajaí. O evento aconteceu quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park, na próxima quarta-feira (29), Centreventos.