Grupo escoteiro padre Pedro Baron  participa da  10ª edição do Juntos Pelo Rio em Itajaí

0
332

O Grupo escoteiro padre Pedro Baron  está participando da  10ª edição do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti realizada sábado, 25, em Itajaí. O mutirão,  acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) celebrado dia (22).

A ação conta com voluntários que auxiliam no recolhimento de resíduos das margens dos rios, para conscientização sobre a preservação da água e o combate à dengue. O evento é coordenado pelo Município de Itajaí, através do Porto e do Semasa, e acontece neste sábado (25), das 8h às 12h.

A ação também é um dos legados de sustentabilidade da The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada na primeira passagem da regata por Itajaí. A ação acontece quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park, no Centreventos.

A última edição, em 2022, mobilizou mais de 1.200 voluntários e recolheu em torno de cinco toneladas de lixo por terra e pelo rio, em Itajaí e Navegantes. Duas toneladas eram de material reciclável, a maioria plástico e garrafas de vidro. Outros municípios também já aderiram à ação. Este ano, Blumenau atua simultaneamente com o Movimento Nosso Rio.

O Juntos Pelo Rio, que já envolveu mais de seis mil voluntários que recolheram mais de 90 toneladas em nove edições, também conta com as oficinas de Educação Ambiental e uma blitz educativa com informações sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Essa ação acontece em frente a Associação Náutica de Itajaí- ANI, durante o mutirão de limpeza.