Murillo Novaes – Enredo do filme (The Ocean Race)

0
147
*Murillo Novaes
Enredo do filme. Maior perna da regata de volta ao mundo desde a primeira, em 1973 ainda chamada Whitbread (posteriormente Volvo Ocean Race). Nos mares do sul, o oceano Austral, a porção de água — ondas e ventos —, mais desafiadora do mundo.
O líder da competição depois de duas pernas, desde o Mediterrâneo até a África do Sul com um pit stop no Cabo Verde, o Holcim PRB, dispara na frente.
O desafio tem o tamanho de quase meio globo, aproximadamente 13 mil milhas náuticas nos supostos piores mares do planeta até nossa Itajaí, com um Horn legendário no meio, claro.
O comandante Kevin Escoffier, pega sozinho e antes de todos um sistema meteorológico excelente e abre estelares 600 milhas (uma Fastnet, RORC Caribbean ou Middle Sea Race inteira ou duas Refenos ou três Santos-Rio) de vantagem sobre o segundo colocado.
Murillo Novaes
Daí meia perna se passa, 6 mil milhas navegadas com os concorrentes babando atrás com direito a quebras de recorde de singradura da classe Imoca e planadas e surfada fantásticas sobre hidrofólios a ponto de rachar os dois lemes do 11th Hour (que bateu e perdeu o recorde em poucas horas para o próprio Holcim — 594 milhas em 24h).
O líder, outrora abençoado pelos elementos, vê o reverso de sua fortuna. Bate numa parede de calmaria, em plena latitude 50°S. Os outros três barcos vêm se aproximando (o Guyot, antigo Hugo Boss, quebrado, retorna a C. Town).
Resultado: flotilha inteira compactada (agorinha, 1200Z 19/03/23) em menos de 2 milhas(!!), Holcim teoricamente em quarto e último e a incrível imagem acima. Uma calmaria total nos ditos ‘furious 50s’ com direito a tripulante no mastro procurando vento e ‘inimigo’ no visual. Demais!!
Lá estarei em Itajaí mais uma vez para receber os amigos na vila da regata como apresentador e mestre de cerimônias da agora The Ocean Race.
A regata está num período de transição pós-pandemia com a nova classe Imoca e poucos barcos.
Mas a emoção, beleza, desafio e drama que a vida nestes bólidos voadores movidos a ar proporciona permanece inalterada.
Vai ser duca! Venham todos!
#Murillo Novaes é jornalista, escritor e apresentador oficial da The Ocean Race – Parada brasileira.