Biotherm
Os tripulantes dos barcos tem uma rotina diária exaustiva de manutenção e comando do barco. Uma inspeção dos cascos do Biotherm. Anthony Marchand verifica o casco dianteiro em uma inspeção de rotina. The Ocean Race
Patrocinadora da Parada
Fibrafort é a patrocinadora na etapa brasileira da Ocean Race, a maior competição de barcos a vela do mundo! Uma fabrica de iates fundada na única parada do Continente Sul Americano. Além de ser patrocinadora e empresa náutica vai ter um stand de 250m2 no Centreventos de Itajaí/SC, com uma estrutura completa para receber um público de 400 mil pessoas que passarão pelo Vila da Regata durante os 25dias do evento.
Equipe Holcim-PRB
A líder, a Equipe Holcim-PRB, preparou sua proa em direção à Antártica para se tornar o barco mais meridional, pois continua a farejar condições mais leves à frente, o que preocupou o capitão Kevin Escoffier durante os últimos dias. Ele viu a Biotherm cortar quase 100 milhas dele nos últimos três dias, e esta é sua melhor defesa.
Escoffier e sua tripulação também têm lutado para encontrar a configuração de vela certa para as condições, com debates animados sobre como proceder.
No Barco Biotherm, o clima é mais relaxado, como Sam Davies aponta: “O vento mudou para o norte, nós passamos a noite navegando e agora estamos navegando logo à frente de uma frente e o vento vai levantar.
Barco 11th Hour Racing Team
Após reparar duas velas de proa, a equipe descobriu danos aos lemes durante uma inspeção de rotina.
O repórter a bordo Amory Ross resume o que aconteceu: “Jack (Bouttell) olhou para o leme de barlavento, o que estava fora d’água, e encontrou uma rachadura. Era grande, da frente para trás, a meio caminho do lado de fora. Depois outro mais perto do topo, muito menor, mas também mais perto da “raiz”, onde o leme encontra o barco; um ponto importante porque perder a ponta de um leme é uma coisa, mas perder o leme inteiro é outra. Juju (Justine Mettraux) foi rápida ao sugerir a verificação do leme de bombordo, então tivemos o leme de estibordo para baixo e o leme de bombordo para cima. Havia uma rachadura maior no topo no mesmo lugar que no leme de estibordo”.
A equipe tem feito bons progressos toda quarta-feira, um sinal de que as coisas a bordo estão de volta ao normal.
GUYOT
GUYOT ambiente – A equipe Europa não retomará a terceira etapa da The Ocean Race, mas após o conserto na Cidade do Cabo/África do Sul, transferirá o iate diretamente para Itajaí/Brasil para voltar à regata no horário e bem preparado para a quarta etapa. Esta decisão de abandonar a terceira etapa foi tomada pela tripulação e pela equipe técnica após a avaliação dos danos e o início dos trabalhos de reparo.
O que foi danificado?
-Quando a equipe rebocou o barco, foram realizados testes para definir com precisão a parte do casco que foi danificada no lado de bombordo.
-O problema está na estrutura do favo de mel, o núcleo do sanduíche, entre duas camadas de pele de carbono.
Os cascos dos barcos IMOCA são freqüentemente feitos com uma estrutura de sanduíche:
– No interior, uma primeira camada de 1,5 a 2mm de espessura de carbono, a pele interna
– Depois o núcleo, que pode ser uma estrutura alveolar feita de material kevlar, tornando-a forte e leve.
– E outra camada de carbono de 1,5 a 2mm de espessura na parte externa, a pele externa.
O núcleo do sanduíche não pode ser reparado quando danificado, portanto, precisava ser trocado.
Quais os passos para realizar os reparos?
Na segunda-feira, a equipe começou com o reforço do casco por dentro, colocando alguns reforços de espuma (como adicionar costelas a um esqueleto) entre 2 vigas na cabine. Isto foi feito de ambos os lados.
Na terça-feira, eles cortaram a pele externa do casco para remover a estrutura alveolar danificada, que será substituída por espuma. A espuma é um pouco mais pesada, mas também mais forte.
Hoje, este trabalho continuou e a espuma será coberta com a pele externa de carbono.
Finalmente, o casco reparado será lixado e pintado de novo no final da semana, antes de transportar o barco de volta para a água.
Uma vez concluídos os reparos, o barco estará novamente pronto para navegar pelos oceanos e estará de volta ao seu potencial máximo.
——————————————————————————————————
Cobertura nacional e internacional
Acompanhe cobertura da The Ocean Race no nosso instagram https://www.instagram.com/regata_news.sc/
Canal do Regata News no youtube