Campeonato Brasileiro de 29er começa nesta terça, em Florianópolis

0
134
Competição será realizada na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha até o próximo sábado - Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

– A partir desta terça-feira (28), a Sede Oceânica do Veleiros da Ilha volta a sediar uma importante competição nacional de vela. O Campeonato Brasileiro de 29er será realizado na raia de Jurerê, com presença dos melhores atletas da classe de vela jovem do país. A flotilha catarinense contará com quatro duplas na raia: Guilherme Menezes e Fernando Menezes, Clara Mateus e Livia Nogueira, João Marcelo Carlin e Luc Le Corre e Melissa Paradeda e Luana Kath. Ao todo, estão programadas até 14 regatas, com previsão de até 3 por dia. A competição começa na terça e vai até sábado (4), com as disputas iniciando sempre às 13h.

Guilherme e Fernando Menezes – Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

O Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha conta com as duas atuais duplas campeãs brasileiras. Em 2022, Guilherme Menezes e Fernando Menezes conquistaram o título geral na competição realizada no Cabanga Iate Clube, em Pernambuco, enquanto Clara Mateus e Livia Nogueira venceram na categoria Feminino. As duas duplas também representaram o Brasil no último Mundial da Juventude.

“Após o Campeonato Brasileiro de Snipe e do Circuito Oceânico, o Clube volta a sediar uma importante competição do calendário náutico de vela brasileiro. A classe 29er é muito importante para a vela de base do Brasil e nós estamos muito contentes em receber os atletas de todo país em nossa raia”, afirma o Comodoro Luiz Fernando Beltrão.

O Campeonato Brasileiro de 29er será o segundo grande evento da temporada para a categoria. No começo do ano, em São Paulo, ocorreu a Copa da Juventude, com títulos das duplas do Veleiros da Ilha: Guilherme e Fernando; Clara e Livia. As duas competições fazem parte de um grupo de quatro eventos que serve como classificatória para o Mundial da Juventude, que em 2023 será realizado em Búzios (RJ), no mês de dezembro.

 

Programação:

Nesta segunda-feira (27), das 9h às 17h, e na terça (28), das 9h às 11h, serão feitas as medições e inspeções dos barcos. As regatas iniciam na terça, a partir das 13h. Serão premiados as três primeiras duplas da classificação geral, além das duplas campeãs das categorias Feminino, Sub-19 e Estreante.

 

Sobre o 29er:

O veleiro 29er é uma embarcação do tipo esquife (skiff) de alto desempenho para duas pessoas. Foi projetado por Julian Bethwaite (Austrália), sendo produzido pela primeira vez em 1998. É derivado da classe olímpica 49er, sendo uma das classes que disputam o Campeonato Mundial da Juventude (Youth Sailing World Championships) da World Sailing.