Bottas segura Verstappen e Perez para conquistar primeira vitória em 2021 no  GP da Turquia

0
26
Formula 1

A chuva leve apimentou a pista bem antes da corrida e enquanto a chuva parava, as condições pediam pneus intermediários por toda parte.

Bottas liderou a corrida longe da pole, seu companheiro de equipe na Mercedes Lewis Hamilton largou em 11º graças à sua penalidade relacionada ao motor de 10 lugares, enquanto Verstappen seguiu o finlandês. Na volta 11, Hamilton estava entre os cinco primeiros após ultrapassar Pierre Gasly. O atual campeão seria promovido ao quarto lugar quando Sergio Perez parou na volta 38.

 

COMO ACONTECEU: Toda a reação da vitória de Bottas no Grande Prêmio da Turquia em Istambul

Os pit stops vieram grossos e rápidos da volta 35, com Lando Norris sendo o primeiro a escolher novos inters, Verstappen na volta 37 da P2 e Bottas na liderança uma volta depois. Charles Leclerc foi lançado na liderança, mas na volta 48 de 58 ele decidiu que a aposta para abrir um pit stop não ia valer a pena e entrou para novos inters. Bottas conquistou sua primeira vitória desde a Rússia 2020 com um desempenho impecável a partir de então, um ponto bônus dado, pois ele também fez a volta mais rápida.

A parada de Leclerc colocou Hamilton em terceiro, o britânico aparentemente tentando chegar ao final com seus pneus de partida, ou pelo menos chegar às condições secas. As nuvens iminentes disseram o contrário, e ele finalmente encaixotou na volta 51 – seus pneus se transformaram em slicks. Ele ficou furioso, perguntando à sua equipe: “Por que desistimos daquele lugar?”. P5 seria sua última vaga.

GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA DE FÓRMULA 1 ROLEX 2021

Resultados da corrida

POSIÇÃO HORA PONTOS
1  ValtteriBOTTAS Mercedes 1:31:04.103 26
2  MaxVERSTAPPEN Red Bull Racing +14.584s 18
3  SergioPEREZ Red Bull Racing +33.471s 15
4  CharlesLECLERC Ferrari +37.814s 12
5  LewisHAMILTON Mercedes +41.812s 10

Isso promoveu Leclerc de volta ao top 3, mas ele foi ultrapassado por Perez na volta 52, o piloto da Red Bull conquistando a P3 e seu primeiro pódio desde a França. Leclerc terminou em quarto, já que Hamilton não conseguiu pegar o piloto da Ferrari nas voltas finais.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, ficou em sexto, tendo dado de ombros uma penalidade de cinco segundos por uma colisão na Volta 1 que levou o titular da P5, Fernando Alonso, a uma volta. O próximo no placar foi Lando Norris, que foi um dos primeiros a disputar novos inters (na volta 35) e que ficou em sétimo tendo largado lá.

Carlos Sainz conseguiu uma recuperação brilhante para p8, já que as penalidades no motor o viram largar em 19º, o piloto da Ferrari subiu para os pontos na volta 14. Sua incursão na ordem foi um pouco prejudicada por um pit stop de 8,1s no final, sem o qual ele poderia ter sido em uma distância tocante de Norris à frente.

Lance Stroll terminou a P9 tendo largado em oitavo para a Aston Martin, subindo um lugar graças a uma passagem no P10 da Alpine, Esteban Ocon, faltando cinco voltas para o final. Ocon largou em 12º, mas fez dois lugares com Alonso e Yuki Tsunoda abandonando a disputa por pontos graças às respectivas rodadas.

Mais 

Como aconteceu

Uma bela garoa acolheu os pilotos em suas voltas para o grid, para os quais compostos intermediários foram doados – e havia especulações de que uma linha seca se tornaria conhecida logo após a largada… uma linha seca que nunca se materializou.

Com vários pilotos fora de seus locais de partida esperados, a superfície coberta por um brilho de umidade, havia uma enorme sensação de antecipação antes das luzes se apagarem. E a largada foi entregue, Bottas liderando com Verstappen – enquanto Alonso e Gasly se uniram na Curva 1 para mandar o espanhol para uma volta, Gasly recebendo uma penalidade de cinco segundos por isso. Alonso então derrubou Mick Schumacher na volta 2, o espanhol recebendo uma penalidade de cinco segundos.

Hamilton fez dois lugares nas voltas iniciais, mas Yuki Tsunoda provou ser um obstáculo difícil para ele, o piloto da AlphaTauri largou em nono (e subiu para P8 após a volta 1 graças à volta de Alonso) apenas para ser ultrapassado na Curva 3 na Volta 8. Outros grandes impulsionadores na largada foram a dupla da Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, com quatro lugares cada na Volta 1 – enquanto Carlos Sainz havia feito cinco lugares de P19 para encolher a penalidade do motor, na volta 5.

Na volta 10, Sainz tinha chegado à P11; Hamilton para P6 enquanto a dupla atravessava o campo, enquanto Bottas mantinha uma vantagem constante de 2,5s na frente. Sainz finalmente chegou aos pontos na volta 14, mas sua jogada sobre Sebastian Vettel na Curva 1 acabou com o piloto da Ferrari fazendo contato com o Aston Martin – deixando Vettel sem graça – mas sem nenhuma investigação considerada necessária.

1345826971
Um giro inicial do contato com Gasly viu Alonso cair na ordem

A posição dos cinco primeiros de Hamilton foi confirmada com um passe sobre Gasly na Curva 12, e logo ele começou a reclamar que seus intermediários estavam começando a usar. E um pouco atrás de Hamilton, Sainz estava bem no top 10 depois de passar tsunoda na Curva 12 na volta 18 para p9.

A pergunta permaneceu: Quando os pneus lisos entrariam em jogo? Um olhar superficial para os intermediários na Volta 20 mostrou que eles estavam se transformando em pneus lisos, a banda de rodagem tinha tudo, mas desapareceu. Poucos estavam preocupados com esse desenvolvimento.

Ricciardo foi o primeiro a morder e fazer pit para novos intermediários, na volta 23, com o companheiro de equipe Norris observando atentamente a partir da sétima para ver como ele se sairia. Foi então que Tsunoda coincidentemente perdeu a chance de marcar um ponto, girando a partir do décimo para emergir entre os Alfa Romeos em P13.

De volta à carga de Hamilton no campo: Ele estava caindo sobre Perez no meio da corrida, segurado momentaneamente por Nikita Mazepin, o piloto da Haas de bandeira azul que não olhava em seus espelhos na Curva 11. Na volta 35, Hamilton fez uma jogada sobre Perez e eles foram roda-a-roda de Voltas 12 a 14, lado a lado ao longo das três curvas finais e descendo a reta principal, o mexicano mantendo P4 na Curva 1 para a alegria de sua equipe.

Grande Prêmio da Turquia de 2021: Hamilton e Perez correm de roda a roda

A janela dos boxes se abriu na volta 35, quando Norris parou para novos inters, Verstappen seguiu o exemplo para sair em terceiro na volta 37, fazendo com que Bottas parasse uma volta depois ao lado de Perez, cuja parada liberou Hamilton na P4. A volta 43 viu Hamilton ser chamado para os boxes, mas ele recusou, fazendo com que sua equipe corresse de volta para a garagem com os pneus intermediários na mão. O britânico suspeitava que o circuito poderia secar em breve, ou talvez que ele seria capaz de terminar sem pitting.

Na liderança, estava Leclerc da Ferrari – o piloto na linha de pensamento de Hamilton, que ele não precisava fazer o pit e poderia de fato ficar fora de seus compostos de largada se quisesse. Uma parada na volta 45 o colocou nas mãos de Bottas e o monegasco teve a invejável tarefa de manter a Mercedes para trás. Ele foi então dito para lutar e Leclerc concordou que a aposta não iria valer a pena, essencialmente deixando Bottas pela liderança na Curva 1 na volta 47 antes de sua parada.

Bottas continuaria impecável, adicionando a volta mais rápida aos seus elogios, para vencer pela primeira vez desde a Rússia 2020 – enquanto Verstappen seguiu 14,5 segundos atrás na P2.

Da P3, Hamilton acabaria na volta 51 a pedido de sua equipe para sair em quinto lugar. Ele ficou furioso, perguntando aos seus engenheiros e estrategistas da Mercedes: “Por que desistimos daquele lugar?”. Isso foi seguido por uma mensagem de rádio “eu avisei”, enquanto os pneus do britânico passavam pelo processo habitual de grãos e o impediam de fazer progressos após a P5. Leclerc terminaria na frente, na P4, tendo sido ultrapassado por Perez na volta 52.

1345817441
Hamilton ficou audivelmente furioso depois de ser chamado para o pit tarde em

O mexicano, portanto, completava os três primeiros e conquistava seu primeiro pódio desde o GP da França, Perez aproveitando o fato de que os intermediários de Leclerc estavam em grãos – como parecia ser a tendência hoje – e o atrasando.

O sexto foi Gasly, que cumpriu sua penalidade de cinco segundos na volta 40 e emergiu em sexto daquela parada tendo largado em quarto no grid. E em sétimo estava a McLaren de Norris, que parou mais cedo que a maioria na volta 35 para terminar onde ele havia largado.

A recuperação de Sainz foi dificultada por um pitstop de 8,1 segundos na volta 37, e ele terminou em oitavo – perdendo no ponto bônus de volta mais rápido para Bottas no final – à frente de Stroll da Aston Martin na P9. Ocon dirigiu de forma constante e sem colocar para P10 para o ponto final como companheiro de equipe Alonso e AlphaTauri Tsunoda girou fora do top 10.

Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen ficaram quatro posições cada na largada, mas terminaram em 11º e 12º na bandeira, Raikkonen particularmente irritado por ter sido chamado para os boxes, pois queria desesperadamente chegar ao final em seus compostos

Grande Prêmio da Turquia de 2021: Valtteri Bottas retoma liderança em Istambul

Em 13º estava Ricciardo, o australiano lutando para avançar com um suposto problema no freio traseiro. Ele encontrou ritmo após sua parada na Volta 23 e fez progressos tardios, terminando à frente do 14º colocado Tsunoda, que rodou na volta 37 e acabou bem longe de sua vaga de titular na P9.

George Russell, da Williams, largou em 13º, mas terminou em 15º, tendo perdido para a Alfa Romeos na largada. Em seguida foi Alonso, o espanhol girando cedo com contato de Gasly, depois tomando uma penalidade de cinco segundos por marcar Schumacher, na P16 para Alpine à frente de Nicholas Latifi, que não conseguiu se recuperar de sua volta 1, giro de curva 9.

Curiosamente, Sebastian Vettel optou pelos médios na volta 38 e suas voltas seguintes viram o tetracampeão sair da pista várias vezes, recuando para os boxes – com uma volta nos boxes – para os intermediários uma volta depois. Ele terminou em 18º – deixando Schumacher em 19º e Mazepin em último, enquanto a dupla completava a classificação para a Haas.

Fonte- Formula 1 – https://www.formula1.com/