Jogos Pan-Americanos e Brasileiro na mira da Seleção Escolinha de Triathlon

0
280

Os jovens talentos da Seleção Escolinha de Triathlon trabalham duro para encarar os principais desafios do ano. De olho nos Jogos Pan-Americanos de Triathlon e no Campeonato Brasileiro, os dois no final do ano, o grupo incluiu no programa de treinos uma série de provas regionais. Uma delas é a segunda etapa do Tri Power Brasil, neste domingo (08), em Matinhos, Paraná.

Toda a equipe disputará a prova, na categoria sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 05km de corrida no circuito montado na Praia Mansa de Caiobá. Na primeira etapa, em julho, a Seleção Escolinha conquistou sete pódios.

“Todos estão se desenvolvendo muito bem. No primeiro semestre, eles se dedicaram à melhora da natação e da corrida. No segundo semestre, faremos um trabalho de ciclismo”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

A Seleção Escolinha de Triathlon surgiu com o objetivo de apoiar os grandes talentos descobertos nas categorias de base da Escolinha. Primeiro, eles passam pela equipe de pré-alto rendimento, onde aprimoram a técnica e o trabalho físico. Na sequência, já na Seleção, passam a fazer treinos diários voltados para as competições. Os atletas contam com o suporte de três treinadores: Ricardo Júnior Cardoso, Hélcio Kricky e Jéssica Rodrigues.

O grupo reúne atletas já com experiências em eventos internacionais e outros que são apostas da Escolinha. Gabrielle Lemes, por exemplo, tem no currículo o título do Sul-Americano Júnior de Triathlon, de 2018, e já está classificada para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, no final de novembro. Já Angelina Carvalho, uma das mais novas do projeto, vem conquistando o ouro nas competições regionais de super sprint.

“Era para a Angelina ter estreado no ano passado na categoria Youth, mas as competições ficaram paradas por conta da pandemia de coronavírus. Ela vai estrear neste ano, e a expectativa é que tenha um bom desempenho na etapa final do Brasileiro de Triathlon, em dezembro”, completa Ricardo Júnior Cardoso.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Paulo Roberto Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

Foto: Mauro Fanha