Simulado de triathlon reúne triatleta olímpico e alunos em Campinas (SP)

0
75

Um simulado de triathlon reuniu um ícone da modalidade no Brasil e os mais novos triatletas mirins de Campinas, nesta terça-feira, 1º de dezembro. Com três Olimpíadas no currículo, Juraci Moreira treinou com os alunos do novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na cidade. O treino especial teve como cenário o complexo esportivo do Parque Portugal.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é referência nacional na formação das categorias de base da modalidade. Após cinco anos em Curitiba, Paraná, o projeto cresceu e chegou a Campinas este ano. E trouxe consigo sua fórmula de sucesso: educar e formar bons cidadãos por meio do esporte.

Idealizador do projeto, Juraci Moreira foi conhecer de perto a criançada do projeto e passar um pouco da sua experiência. Depois, treinou com os alunos, divididos em pequenos grupos, para simulados de triathlon e aquathlon.

“Este ano tem sido diferente, por causa da pandemia. Essa foi a primeira oportunidade de reunir as crianças do núcleo de Campinas, respeitando todas as restrições e normas de segurança. Hoje consegui mostrar que já são todos triatletas, todos conseguiram nadar, pedalar e correr”, celebrou Juraci Moreira.

O triatleta olímpico também lembrou todos os envolvidos no projeto em Campinas. “Tenho muito a agradecer à prefeitura de Campinas, que cedeu esse espaço público para o projeto, aos nossos patrocinadores, Electrolux, ABL Antibióticos do Brasil e Castelo Alimentos, e à Lei de Incentivo ao Esporte e o Ministério da Cidadania. Sem todos eles, não seria possível fazer esse projeto. E é só o começo, ele tem muito a crescer em Campinas. Estou muito feliz de estar cumprindo a minha missão de formar cidadãos na vida e no esporte.”

Devido à pandemia de COVID-19, o treino especial seguiu todos os protocolos de segurança vigentes. O uso de máscaras e álcool gel foi obrigatório para todas as crianças e equipe de profissionais envolvidos no evento. Também foi mantido o distanciamento social, com a turma dividida em grupos pequenos para o treino.

Nova geração do triathlon em Campinas

O simulado de triathlon foi a primeira experiência na modalidade para as crianças do projeto. Levado como uma grande brincadeira, o treino foi montado com uma etapa de natação na Lagoa do Taquaral, e o ciclismo e a corrida no entorno. Mas a companhia do ídolo da modalidade fez com que a garotada levasse a brincadeira a sério. Os pais também participaram ativamente, torcendo e incentivando os filhos.

“Nós decidimos colocar o Nicolas no triathlon pensando não só num momento de lazer, mas numa oportunidade de desenvolver várias habilidades, como coordenação motora e disciplina. E ele está adorando”, conta Evandro Quevedo. O pai pegou uma licença no  trabalho para acompanhar o filho no treino especial, e cruzou a linha de chegada junto com Nicolas, para incentivá-lo. “Estamos muito felizes. Campinas tem história no esporte, quem sabe daqui surjam campeões nessa modalidade.”

Formando cidadãos de sucesso

O evento também contou com a presença do Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Campinas, Fernando Vanin. Ex-triatleta, Fernando falou sobre a expectativa da chegada da Escolinha na cidade.

“A Escolinha de Triathlon tem tudo a ver com os projetos da cidade, voltados para a formação das categorias de base do esporte. Temos uma piscina central aqui no Parque Portugal, bem apropriada para essa modalidade. E a cidade tem muitas crianças, muitos praticantes de triathlon. Tenho certeza de que vamos criar bons triatletas, bons cidadãos. Agradeço muito pelo projeto escolher Campinas como um dos seus núcleos”, destaca Fernando Vanin, secretário de Esportes e Lazer de Campinas.

Formando Campeões

Em Campinas, os alunos do projeto terão aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, serão dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são Electrolux, ABL Antibióticos do Brasil e Castelo Alimentos.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————