PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAR A CONTABILIDADE DE UMA EMPRESA

0
30

Organizar corretamente as finanças é uma das chaves de sucesso de qualquer empresa.

Esta organização iniciasse definindo o quanto os sócios devem retirar por mês do negócio, isso, é fundamental para separar de forma rigorosa a empresa da vida pessoal. Misturar tudo é um erro fatal para a sobrevivência do negócio.

Saber tudo o que entra e sai do caixa é fundamental para manter a saúde de sua empresa, para isso, é preciso registrar e acompanhar com frequência todas as vendas, compras e despesas, como notas fiscais e extratos bancários, desta forma o empreendedor conseguirá enxergar a realidade da empresa, cortar custos ou identificar onde pode fazer algum investimento.

O empreendedor deve criar uma rotina, se possível semanal, isto irá facilitar no registro e acompanhamento das informações, ganhando assim tempo e evitando o esquecimento de algum lançamento.

Tão importante quanto saber tudo que entra e sai do caixa de uma empresa, é conhecer bem quais são os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento dos principais itens movimentados. Saber o tempo que a empresa demora para receber suas vendas e pagar seus fornecedores, são importantes para a saúde do capital de giro.

Para fazer o registro de todas estas informações é comum no inicio o empreendedor utilizar de planilhas, mas aconselhamos a utilização de um sistema, isto facilita no registro e armazenamentos das informações, sendo possível gerar relatórios financeiros, vendas, estoque e outros.

Para o empreendedor identificar tendências e saber o que o futuro reserva para sua empresa, a organização financeira é primordial para qualquer negócio.

Para finalizar, é importante que o empreendedor se mantenha atualizado, acompanhando as novidades do seu segmento, que também sofre atualizações com o passar do tempo, e isto pode ser através de internet, jornais e cursos.

Seguindo as dicas a cima, ficará muito mais fácil, o empreendedor ter uma visão correta da situação da empresa e ser bem sucedido.

Carlos Scagnolato, diretor técnico, da Conceitos e Planejamento Empresarial


NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.