Fórmula E: O dia em que Prost e Senna dividiram um pódio na categoria

0
578
Foto: Fórmula E

Alguns nomes marcaram a história do automobilismo mundial, e com certeza, Prost e Senna possuem um lugar de destaque, afinal de contas, esta é considerada pelos fãs do esporte a motor uma das maiores rivalidades que já existiu.

O francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna são donos de sete títulos mundiais na F1 (quatro e três, respectivamente), e seus sobrenomes também ganharam destaques em outras categorias, entre elas a Fórmula E.

Filho do francês tetracampeão mundial, Nicolás Prost foi piloto da Renault e.dams (hoje Nissan) nas quatro primeiras temporadas. Foram três vitórias e cinco pódios em 45 eprix disputados, além de ter ajudado a equipe francesa na conquista do tricampeonato de construtores.

Já o sobrinho do brasileiro tricampeão mundial, Bruno Senna, disputou apenas as duas primeiras temporadas, pela equipe indiana Mahindra Racing. Ao contrário de Prost, Senna não teve tantos bons resultados na categoria de carros elétricos: conquistou apenas um pódio em 21 provas disputadas.

Curiosamente, o único pódio conquistado por Bruno Senna em sua passagem na Fórmula E foi justamente em uma “dobradinha” com Nicolas Prost, na primeira das duas provas decisivas da segunda temporada da categoria de carros elétricos.

Nicolás Prost cravou a pole position, seguido justamente por Bruno Senna. Na largada, ambos se mantiveram em suas posições, e sem correr grandes riscos, o piloto francês venceu a prova, seguido pelo brasileiro. O francês Jean-Eric Vergne completou o pódio na terceira colocação.

Apesar de todo o passado dos sobrenomes, as atenções naquele fim de semana estavam sobre outros dois pilotos que protagonizavam a disputa pelo título: Sébastian Buemi e Lucas di Grassi.

A diferença entre ambos era de apenas um ponto antes do início da primeira prova do fim de semana da Fórmula E em Londres, e aumentou para três, já que o piloto brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler terminou o eprix em quarto, com o suíço companheiro de Nicolas Prost na Renault e.dams em quinto.

Na corrida seguinte, Buemi empatou a disputa pelo título com os três pontos de bonificação por causa da pole position. Na largada, Di Grassi (que havia largado em terceiro) tentou ultrapassar Nicolas Prost na primeira curva e acabou batendo em Buemi.

Ambos foram para os boxes e retornaram nas últimas posições, porém Buemi cravou a volta mais rápida da prova e ficou com o título graças ao ponto extra. Nicolas Prost venceu novamente em Londres, seguido por Daniel Abt (companheiro de Lucas di Grassi na Audi Sport ABT Schaeffler) e Jérôme D’Ambrosio. Bruno Senna, que havia largado em 12º, terminou em sexto lugar, naquela que foi a sua última participação na Fórmula E.