Time for Oceans é o 20º IMOCA na Transat

0
566

Com a chegada de mais um IMOCA, já são 20 o total da classe que estão atracados no Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador (BA).

Os veleiros disputam a Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre , principal regata em duplas do mundo.

Os franceses Stéphane Le Diraison e François Guiffant do Time for Oceans cruzaram a linha de chegada nesta segunda-feira (12) e completaram o Top 20 da regata oceânica.

A dupla finalizou o trajeto entre Le Havre, na França, e Salvador (BA), em 16 dias 1 hora, 16 minutos e 31 segundos, com velocidade média de 12,26 nós.

Ao todo, eles velejaram 4.723,40 milhas náuticas e ficaram 2 dias, 13 horas 8 minutos e 31 segundos atrás do primeiro colocado, o Apivia, que chegou na noite de sábado (9).

“Foi uma super regata! O Canal da Mancha, os Doldrums, pequenas escolhas táticas, a ótima atmosfera, nós realmente progredimos. Descobrimos coisas no barco para torná-lo mais rápido para o próximo ano, por isso é ótimo para Stéphane”, disse François.

Em seu barco Finot-Conq de 2007,  equipado com um novo mastro, Stéphane  e François brigaram com os concorrentes da segunda parte da flotilha: La Mie Câline, La Fabrique e Grupo Seti, e chegaram com a satisfação de não se arrependerem da escolha de rotas e trajetórias feitas.

“Quando estávamos juntos, tentamos coisas, coisas que funcionaram e que nem teríamos suspeitado! O barco é contra-intuitivo às vezes. É claro que a opção oeste que vimos desde o início foi difícil. Depois de 24 horas no oeste, tivemos que mudar a rota. Depois disso, foi outra regata, tentando tirar o melhor proveito dessa mudança”, disse Stéphane.

A Transat Jacques Vabre reuniu 59 barcos na linha de largada de três classes diferentes.

A classe com três barcos, Multi 50, teve pódio definido no sábado (9). Faltam ainda sete barcos IMOCA para chegarem e os 22 barcos da Class40.