Alexandre dos Santos – 42ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em 2015, foi uma das primeiras disputas do recém criado Itajaí Sailing Team

0
380
Alexandre dos Santos - capitão e manager do Itajaí Sailing Team/Foto: Adilson Pacheco/RN

 

Alexandre dos Santos – capitão e manager do Itajaí Sailing Team

A 42ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em 2015, foi uma das primeiras disputas do recém criado Itajaí Sailing Team (IST). O time foi montado por um grupo de amantes da vela que se reuniu, buscou os primeiros patrocinadores, locou o veleiro Mano Champ’s e deu início à uma trajetória de sucesso. E no ano de sua criação, há cinco edições da mais importante disputa de vela da América Latina, conquistou a segunda colocação na categoria ORC. E desde então vem registrando grandes conquistas, dentro e fora das raias.

O IST foi criado com o objetivo de formar velejadores oceânicos em Itajaí e ser o time embaixador da vela na cidade, que hoje é considerada um importante polo náutico no cenário internacional. Itajaí sediou por três anos consecutivos a regata Volvo Ocean Race e por duas edições a Transat Jacques Vabre.

Desde a sua criação o time vem estimulando a prática da vela e desenvolvendo novos talentos no esporte, buscando, cada vez mais, incluir velejadores itajaienses em sua tripulação. Objetivo que vem alcançando: seis velejadores de Itajaí participaram das disputas da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho deste ano, na categoria IRC.

Mesmo com velejadores ainda em fase de treinamento e em processo de aperfeiçoamento, o time catarinense garantiu o Troféu Fita Azul na regata de percurso, considerada a mais importante da semana de vela, e terceiro lugar na premiação da World Sailing, categoria amadora. Na classificação geral, o IST acabou em quinto colocado na IRC A.

Outra importante conquista para o time foi a evolução da velejadora Brenda Furlin, que entrou no IST aos 11 anos como velejadora mirim e, nesta edição da Semana Internacional de Vela, ao 15 anos, integrou efetivamente a tripulação de nosso veleiro. E o melhor de tudo isso é que ela foi muito bem na sua estreia. Foi um dos principais destaques da tripulação, e isso é muito importante, para ela, uma menina de 15 anos que hoje é uma grande velejadora, e para o time, que a treinou e aperfeiçoou.


Saiba mais Itajai Sailing Team:

Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Itajai Sailing Team ganha fita azul e assume liderança na categoria IRC

 

Programa Conexão Itajaí Açú: Jornalista Luciano Sens entrevista Alexandre Santos capitão e manager do veleiro de competição Itajaí Sailing Team


Portanto, o IST só tem a comemorar nos seus cinco anos de trajetória, com cinco participações nas concorridas disputas de Ilhabela, pois nossas conquistas não se resumem a troféus e medalhas. Conquistamos muito mais do que isso realizando o sonho de ter um time de vela para levar o nome da nossa Itajaí por toda a costa brasileira, treinar e capacitar cada vez mais atletas de nossa cidade na vela oceânica, fazer com que a vela possa sempre marcar a região e o Estado e atrair pessoas para conhecer a região. Portanto, sou eternamente grato a minha tripulação e aos patrocinadores do time, por nos possibilitarem tantas conquistas.