Itajai Sailing Team treina para primeira etapa do Campeonato Catarinense de Vela

0
385

 

Itajaí Sailing Team (IST) iniciou uma série de treinos visando o programa de regatas do segundo semestre e na busca de uma nova configuração para o time, procurando valorizar os velejadores locais e regionais. O comando continua a cargo do velejador Marcelo Gusmão Reitz, capitão do IST, com o apoio do velejador Gastão Furlin, coordenador do projeto.

“Estamos buscando um melhor aproveitamento da nossa tripulação, praticamente formada no projeto do Itajaí Sailing Team, uma vez que é esse o objetivo do time: treinar e aprimorar velejadores locais para representarem a vela catarinense”, diz o manager do time, Alexandre Antonio dos Santos.

O capitão destaca que esses treinos visam também a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Vela, prevista para os dias 15 e 16 de junho, em Florianópolis. “Estamos com uma configuração de tripulação nova, uma vez que renovamos constantemente os velejadores do IST, buscando adequar cada um deles ao melhor desempenho de suas funções dentro do barco, sempre com foco no surgimento de novos nomes na vela catarinense”, explica Gusmão.

O que ainda não está definido é o trajeto, que deve ser alinhado com as condições de vento previstas para sábado e domingo. No entanto, é certo que os treinos acontecerão na costa do litoral Centro Norte. Participam os velejadores Edmundo Grisard, Fernando Ropelato, Marcos Sérgio Bechtold, Orlando França, Gastão Furlin, Henrique Grisard, José Irineu, Brenda Furlin e o comandante Gusmão Reitz.

O Itajaí Sailing Team surgiu após a primeira parada da Volvo Ocean Race em Itajaí, na edição 2011-12, quando um grupo de velejadores da cidade se apaixonou pela regata e, encabeçado por Alexandre, começou a avaliar a possibilidade. A ideia evoluiu, o time foi literalmente para a água e hoje o IST é um dos maiores expoentes da vela catarinense. Hoje o projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.