Itajaí: a capital do turismo náutico: Osmar José Vailatti

0
649

*Osmar José Vailatti
Diretor-presidente da ABIH-SC

Itajaí nos últimos anos tem adquirido uma projeção sem igual no que se refere a área náutica. O município, terceiro em arrecadação do estado, devido a sua força na construção naval, área portuária e pesca industrial, vê suas belezas naturais evidenciarem outra referência recentemente reconhecida por Lei, a de capital do turismo náutico.

Uma cidade muito bonita, agradável, simpática, e que está investindo em melhorias e infraestrutura para receber, cada vez melhor, os turistas que chegam, seja pelas rodovias, aeroporto ou pelas embarcações que atracam nas marinas e no porto.

Itajaí tem conquistado também a simpatia no contexto da realização e presença do esporte náutico nacional e internacional, divulgando desta forma a cidade, a região e o estado. Basta observar os números da última edição da Volvo Ocean Race, onde mais de 430 mil pessoas passaram pela Vila da Regata, única parada da América Latina. Ao todo, o evento impactou a economia em mais de R$ 83 milhões. Foram três edições de sucesso e reflexos positivos em visibilidade, geração de negócios e atração de novos investimentos.

Esta performance, foi e continua sendo muito importante para os hotéis e equipamentos de hospedagem. É visível o otimismo dos empreendedores hoteleiros que investem pesado na construção de novos hotéis ou na reforma dos atuais empreendimentos. As melhorias visam atender e oferecer qualidade de acomodações, mais opções de lazer para turistas e visitantes e consequentemente a melhora de uma diária média, dos seus equipamentos e do índice de ocupação.

Uma contribuição de mão dupla – poder público e iniciativa privada – aliado a uma inteligência na prospecção de eventos para a cidade de Itajaí, são ações que fortalecem, evidentemente, a hotelaria e a economia como um todo. É bom lembrar que a receita gerada pelo turismo aumenta a oferta de empregos, constrói creches, escolas, equipa hospitais e reforça a segurança.

Itajaí que já é reconhecida nacionalmente como uma das maiores economias do país, está de parabéns pela forma como vem mostrando sua preocupação em melhor receber os turistas. Que venham muitos eventos e turistas para a nossa Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico.